Google descontente com alterações da Samsung ao Android

Especialistas de segurança da tecnológica de Mountain View consideram que algumas das alterações da Samsung são “desnecessárias”.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
23/02/2020 08:03 ‧ 23/02/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Segurança

A fragmentação do Android sempre foi visto como um ‘pau de dois bicos’ dentro do mercado mobile. Se, por um lado, permite que cada fabricante crie a sua própria versão do sistema operativo e crie funcionalidades únicas, por outro também torna o Android mais vulnerável a ataques.

É nesse sentido que a Google costuma lançar atualização e procura prevenir ataques exteriores. Porém, de acordo com uma publicação de especialistas de segurança do Project Zero da tecnológica de Mountain View, as últimas alterações da Samsung ao Android estão a tornar o sistema operativo mais vulnerável.

O problema parece estar em alterações excessivas ao ‘kernel’ do Linux presente no Android, com a Samsung a aplicar recursos para melhorar as defesas quando são as mudanças feitas que tornam os smartphones vulneráveis.

“Na minha opinião, algumas das funcionalidades personalizadas que a Samsung adicionou são desnecessárias e podem ser removidas sem perda de valor”, escreve numa (extensa) publicação de blogue o investigador de segurança Jann Horn, apontando que “a atual situação do ecossistema Android é pior” do que no passado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas