Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Facebook suspende lançamento de serviço de encontros na Europa

A suspensão surge depois de as autoridades terem feito buscas nos escritórios da tecnológica em Dublin.

Facebook suspende lançamento de serviço de encontros na Europa
Notícias ao Minuto

11:05 - 13/02/20 por Sara Gouveia

Tech Facebook

O Facebook suspendeu o lançamento do seu novo serviço de encontros, o Dating, na Europa, programado para a véspera do dia de São Valentim depois de autoridades do regulador de dados irlandeses terem procedido a buscas nos escritórios do Facebook em Dublin.

Conta a CNN que o regulador disse num comunicado que "procedeu a uma inspeção" dos escritórios de Dublin no início da semana depois de tomar conhecimento a 3 de fevereiro dos planos da empresa norte-americana de introduzir a nova plataforma na União Europeia.

"Estamos muito preocupados que esta seja a primeira vez que ouvimos falar nisto da parte do Facebook Irlanda, considerando que era sua intenção lançar a opção amanhã, a 13 de fevereiro", escreveram.

O regulador irlandês, que supervisiona o Facebook porque a sede europeia da tecnológica fica em Dublin, acrescentou que a empresa não providenciou uma avaliação da proteção de dados do serviço de encontros a 3 de fevereiro.

"De forma a expedir a busca de documentos relevantes, os agentes da comissão de proteção de dados fizeram buscas na sede do Facebook Irlanda e reuniram a documentação", referem ainda no comunicado.

O vice-comissário e chefe de comunicações da comissão, Graham Doyle, confirmou à CNN que esta é a primeira vez que executam um mandado de busca desta ordem a empresas tecnológicas de grande dimensão desde que Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) entrou em vigor em 2018.

Um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa cumpriu todas as condições do RGPD e das entidades reguladoras, pois "é mesmo importante lançar o Facebook Dating da melhor maneira". "Por isso vamos demorar mais um pouco a garantir que o produto está pronto para o mercado europeu", referiu a empresa em comunicado.

Facebook Dating está presente em cerca de 20 países. Além dos EUA contam-se também o Brasil, o Canadá, o Chile, o México, a Tailândia e ainda Singapura. A tecnológia refere agora que os europeus terão de esperar mais um pouco.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório