Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

5G "é um desafio para todos os Estados" e Portugal "está atento"

O coordenador do departamento de operações do Centro Nacional de Cibersegurança, Rogério Raposo, considerou, em declarações à agência Lusa, que o 5G "é um desafio para todos os Estados" e que Portugal "está atento" aos riscos inerentes à tecnologia.

5G "é um desafio para todos os Estados" e Portugal "está atento"
Notícias ao Minuto

09:03 - 11/10/19 por Lusa

Tech Inovação

"O 5G é um desafio para todos os Estados e nesse contexto Portugal está em linha com o que a União Europeia está a fazer", disse à Lusa Rogério Raposo, quando instado a comentar o relatório divulgado pela Comissão Europeia na quarta-feira, onde Bruxelas refere que os Estados-membros da UE detetaram a possibilidade de ocorrência de casos de espionagem ou ciberataques vindos, nomeadamente, de países terceiros.

Este relatório resulta "de uma análise de risco a nível de cada Estado da União Europeia", sublinhou o responsável, que foi orador na quinta-feira no congresso "(Des) Codificar o futuro" da GS1 Portugal, que decorreu na Nova SBE, sobre capacitação nacional em cibersegurança.

"Estamos atentos e não estamos atentos sozinhos", sublinhou o coordenador, apontando que em Portugal "há várias entidades" que terão responsabilidade e papel de "poder assegurar" que os riscos detetados no 5G sejam reduzidos.

Rogério Raposo salientou que "já existem instrumentos" para mitigar e outros "estão ser criados".

O relatório de Bruxelas foi divulgado após os Estados-membros terem feito uma avaliação nacional sobre os riscos da tecnologia de quinta geração e aponta que, nessas mesmas análises, chegou-se à conclusão de que "a introdução das redes 5G ocorre no âmbito de um complexo cenário global de ameaças à segurança cibernética".

Assumida como uma prioridade desde 2016, a aposta no 5G tem motivado preocupações com a cibersegurança, tendo levado a Comissão Europeia, em março deste ano, a fazer recomendações de atuação aos Estados-membros, permitindo-lhes desde logo excluir empresas 'arriscadas' dos seus mercados.

Estas preocupações surgiram na sequência da 'guerra' entre os Estados Unidos e a Huawei, com Washington a banir a empresa e a tentar convencer os países europeus a fazer o mesmo.

A Europa é o maior mercado da Huawei fora da China. De um total de 50 licenças que a empresa detém para o 5G, 28 são para operadoras europeias.

Bruxelas pediu, também nessa altura, que cada país analisasse os riscos nacionais com o 5G, o que aconteceu até junho passado, seguindo-se depois uma avaliação geral em toda a UE.

Até final do ano, deverão ser encontradas medidas comuns para mitigação das ameaças.

Entretanto, a Huawei mostrou-se "satisfeita" com a avaliação sobre riscos no 5G, por não visar "países ou empresas específicas", pedindo que Bruxelas se "guie por factos".

Em Portugal, o arranque do 5G está previsto para o próximo ano.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório