Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Microsoft apresenta nova 'sinfonia' e anuncia regresso aos smartphones

O Surface Duo e o Surface Neo só chegarão ao mercado dentro de um ano.

Microsoft apresenta nova 'sinfonia' e anuncia regresso aos smartphones

Mais do que apresentar novas versões de produtos existentes, o evento desta quarta-feira da Microsoft em Nova Iorque, EUA, foi palco de alguns anúncios verdadeiramente surpreendentes. Entre eles está o esperado regresso da tecnológica de Redmond ao mercado dos dispositivos móveis, desta vez sem Windows e com um formato inteiramente novo.

O Surface Duo foi a forma como a Microsoft escolheu encerrar esta apresentação e, ainda que só seja lançado no final de 2020 (sim, no próximo ano), foi capaz de entusiasmar. Trata-se de um smartphone dobrável com dois ecrãs e equipado com sistema operativo Android com o qual a Microsoft espera conquistar developers e consumidores.

Igualmente surpreendente foi o Surface Neo, um dispositivo que a Microsoft vê como a nova evolução da categoria dois em um que foi introduzida pelo Surface Pro original. Num primeiro momento, o Surface Neo assemelha-se a dois tablets unidos por uma dobradiça mas, como demonstrou o responsável de hardware da Microsoft, Panos Panay, a versatilidade dos formatos é o que torna este dispositivo especial.

Além de poder ser usado como um grande tablet, o Surface Neo pode também ser usado como um pequeno computador portátil graças a um teclado magnético unido por via da parte inferior do dispositivo. Mesmo com este teclado na base do Surface Neo o utilizador terá direito a um segundo ecrã semelhante à Touch Bar dos recentes MacBook Pro e que a Microsoft chamou de “wonderbar”. Tal como o Surface Duo, o Surface Neo só chegará ao mercado no final de 2020 e, em vez do Android, terá uma nova versão do sistema operativo da Microsoft, o Windows 10 X.

Notícias ao Minuto© Reprodução CNet

Houve ainda espaço para a Microsoft apresentar novos phones para completar a oferta da empresa no segmento de áudio. Depois dos Surface Headphones, a Microsoft apresentou os Surface Earbuds que estão a ser vistos como a resposta da empresa aos AirPods da Apple. Tal como os rivais, os Surface Earbuds podem ser emparelhados com o smartphone e permitem atender chamadas e desfrutar de comandos de voz, introduzindo ainda comandos por gestos e integração com apps como o Spotify e ferramentas do Office.

Estes foram os grandes anúncios do evento da Microsoft que serviu para a tecnológica de Redmond renovar vários produtos do seu catálogo. O Surface Laptop 3 e o Surface Pro 7 são atualizações necessárias aos populares computadores enquanto o Surface Pro X leva o formato mais além no que diz respeito a portabilidade.

A Microsoft promete que os utilizadores do Surface Pro X poderão desfrutar de uma autonomia de 13 horas de bateria, uma eficiência que surge por via de um processador desenvolvido entre a empresa e a Qualcomm, responsável pela série Snapdragon que podemos ver integrada nos smartphones topo de gama.

À exceção do Surface Duo e Surface Neo, todos estes novos produtos da Microsoft chegarão ao mercado antes do final do ano, pelo que se adivinha uma época natalícia complicada para todos os entusiastas por gadgets e tecnologia.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório