Meteorologia

  • 19 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

App de videoconferência deixa Macs vulneráveis

A simplicidade de uma funcionalidade da Zoom está na origem da vulnerabilidade.

App de videoconferência deixa Macs vulneráveis

Um investigador de segurança descobriu uma vulnerabilidade na app de videoconferência Zoom para Mac, a qual permite que um hacker tenha acesso remoto à webcam do portátil sem autorização do legítimo dono.

O investigador Jonathan Leitschuh publicou a descoberta na plataforma Medium, revelando que um hacker mal intencionado podia forçar utilizadores a participar em videochamadas através da Zoom. Desta forma, a webcam é ativada automaticamente. Pior ainda, mesmo que um utilizador desinstalasse a Zoom, um hacker poderia facilmente voltar a instalar a aplicação e proceder ao ataque.

“Esta vulnerabilidade tira partido da funcionalidade incrivelmente simples da Zoom em que podes enviar a qualquer pessoa um link de reunião... e quando abrem o link no navegador o cliente Zoom abre magicamente na sua máquina local”, pode ler-se no blogue.

Leitschuh reportou a falha em questão em março e, ainda que a falha não tenha sido corrigida por completo, foram lançadas algumas atualizações de segurança e providenciadas dicas para evitar ser vítima desta vulnerabilidade. Recomenda-se então que os utilizadores da Zoom não permitam que a câmara se ative automaticamente quando entrem em novas chamadas de videoconferência.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório