Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

App de videoconferência deixa Macs vulneráveis

A simplicidade de uma funcionalidade da Zoom está na origem da vulnerabilidade.

App de videoconferência deixa Macs vulneráveis
Notícias ao Minuto

11:32 - 10/07/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Apple

Um investigador de segurança descobriu uma vulnerabilidade na app de videoconferência Zoom para Mac, a qual permite que um hacker tenha acesso remoto à webcam do portátil sem autorização do legítimo dono.

O investigador Jonathan Leitschuh publicou a descoberta na plataforma Medium, revelando que um hacker mal intencionado podia forçar utilizadores a participar em videochamadas através da Zoom. Desta forma, a webcam é ativada automaticamente. Pior ainda, mesmo que um utilizador desinstalasse a Zoom, um hacker poderia facilmente voltar a instalar a aplicação e proceder ao ataque.

“Esta vulnerabilidade tira partido da funcionalidade incrivelmente simples da Zoom em que podes enviar a qualquer pessoa um link de reunião... e quando abrem o link no navegador o cliente Zoom abre magicamente na sua máquina local”, pode ler-se no blogue.

Leitschuh reportou a falha em questão em março e, ainda que a falha não tenha sido corrigida por completo, foram lançadas algumas atualizações de segurança e providenciadas dicas para evitar ser vítima desta vulnerabilidade. Recomenda-se então que os utilizadores da Zoom não permitam que a câmara se ative automaticamente quando entrem em novas chamadas de videoconferência.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório