Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Um dos fundadores do Facebook quer que a rede social seja desmantelada

Chris Hughes argumenta que a tecnológica criou um monopólio que está a atrasar inovação.

Um dos fundadores do Facebook quer que a rede social seja desmantelada
Notícias ao Minuto

07:10 - 10/05/19 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech Inovação

Um dos fundadores do Facebook, Chris Hughes, é o autor do mais recente artigo de opinião publicado pelo The New York Times onde apela para que a empresa tecnológica seja desmantelada. Hughes considera que o governo dos EUA devia reverter a aquisição do WhatsApp e do Instagram pelo Facebook de modo a criar mais competição à rede social de Mark Zuckerberg.

“A influência do Mark [Zuckerberg] é estrondosa, muito maior do que qualquer pessoa no setor privado ou no governo. Ele controla três plataformas de comunicação nucleares – o Facebook, o Instagram e o WhatsApp – que milhares de milhões de pessoas usam todos os dias”, aponta Hughes. “Sozinho, o Mark pode decidir como configurar os algoritmos do Facebook para determinar o que as pessoas têm nos seus Feeds de Notícias, as definições de privacidade que podem usar e até que mensagens são enviadas. Ele estabelece as regras de como distinguir discurso violento e incendiário de meramente ofensivo e pode escolher anular um rival ao adquiri-lo, bloqueá-lo ou copiá-lo”.

Apesar disto, Hughes ainda considera Zuckerberg uma “pessoa bondosa” mas admite que está “chateado com o foco no crescimento que o levou a sacrificar segurança e civismo por cliques”.

Hughes junta-se assim a outros críticos virulentos, como George Soros, que ataca com frequência a Facebook e outras empresas da internet, que também descreve como "monopólios cada vez mais potentes".

Hughes junta-se também à senadora democrata Elizabeth Warren, candidata democrata às eleições presidenciais de 2020, que propôs recentemente "desmantelar estes monopólios" e que considerou hoje, na rede social Twitter, que Chris Hughes tinha "razão".

Já muito criticada por não ter antecipado as manipulações políticas orquestradas pela sua rede -- em particular, durante a campanha presidencial norte-americana em 2016 --, a Facebook é também atacada pela gestão dos dados pessoais dos seus utilizadores, desde o escândalo Cambridge Analytica em 2018.

Leia mais: Tem 23 anos e já descobriu alguns dos maiores segredos do Facebook

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório