Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

EMERGENGE@Açores trouxe comunicação digital de ciência ao arquipélago

Os promotores da maratona de programação informática EMERGENCE@Açores, que terminou quinta-feira à noite, fazem um balanço positivo do evento, que trouxe tecnologias digitais para comunicar ciência de forma apelativa

EMERGENGE@Açores trouxe comunicação digital de ciência ao arquipélago
Notícias ao Minuto

17:31 - 19/04/19 por Lusa

Tech Programação

Durante os cinco dias em que durou a 'hackathon' EMERGENCE@Açores, no Arquipélago -- Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, os participantes foram desafiados a realizar instalações sobre aquacultura, tempestades solares, biomateriais, microfibras e espécies endémicas.

O objetivo, explicou o promotor Gustavo Magalhães, foi promover a comunicação científica para públicos não científicos, recorrendo às tecnologias digitais para criar conteúdos apelativos.

Os 22 participantes foram divididos em cinco equipas com elementos com experiências profissionais muito diversas, como cientistas, comunicadores de ciência, programadores, designers e artistas.

"Há um lado direto de valor que criamos aqui para os açorianos, para a comunidade açoriana, e para os participantes em particular, que é de formação. Trazemos cinco mentores, um por equipa, que trazem uma orientação muito importante para garantir que os projetos acontecem em tempo útil", afirmou Gustavo Magalhães.

O projeto foi apoiado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, e insere-se "numa aposta firme do Governo dos Açores, nesta legislatura, relativamente às temáticas da educação para a ciência, da comunicação de ciência e da divulgação da cultura científica", adiantou o diretor Regional da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco.

"É neste contexto que o Governo dos Açores tem vindo a fazer várias apostas, entre as quais, o PACT (Plano de Ação para as Ciências e Tecnologias) e o Emergence@Azores, uma iniciativa que visa dar visibilidade à temática da comunicação de ciência e, com isso, atrair para esta área os holofotes e os interesses de pessoas que normalmente não estariam alinhadas com esta área", afirmou o governante.

Da iniciativa resultaram cinco projetos, que comunicam a ciência de forma criativa com recurso a meios digitais, como o Aquatrófica, que explica como a introdução de diferentes espécies num sistema de aquacultura "promove a progressiva despoluição da água", através de "uma experiência imersiva e interativa".

Na exposição final da iniciativa estava também a "Space Weather", uma "experiência imersiva sobre o impacto das tempestades magnéticas do sol através de imagens e vídeos reais", "ScareLabels", uma solução virtual sobre impacto das microfibras no ambiente e na saúde, a "BioMa", sobre reaproveitamento de biomateriais açorianos e "#EndemicQuest", que dá a conhecer espécies endémicas da região, recorrendo a tecnologia de realidade aumentada.

Embora tenham sido criados especificamente para o espaço onde estiveram expostos esta quinta-feira, os projetos vão manter-se através de páginas online autónomas.

O projeto EMERGENCE é promovido por Gustavo Magalhães e Tiago Gama Rocha.

Começou com um evento em Lisboa, e tem agora, nos Açores, a segunda edição, mas esta é "uma aposta de continuidade" e os dois promotores planeiam voltar ao arquipélago.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório