Powered bySolverde
Disclaimer

'Chocolate belga' e 'iogurte grego' para um verão amargo do Sporting

O Sporting estará interessado em Zeno Debast e Fotis Ioannidis para colmatar as saídas de jogadores importantes. O Desporto ao Minuto comparou as estatísticas destes dois jogadores com os seus hipotéticos antecessores.

BRUSSELS, BELGIUM - DECEMBER 26: Zeno Debast of Anderlecht pictured during a football game between RSC Anderlecht and Cercle Brugge on match day 20 of the Jupiler Pro League season 2023 - 2024 competition on December 27, 2023 in Brussels, Belgium. (Photo

© Getty Images

Notícias ao Minuto
03/05/2024 07:55 ‧ 03/05/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Mercado de Transferências

"Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades". Esta é a frase celebrizada pela personagem de banda desenhada Peter Parker, Homem-Aranha nos tempos livres. Aplica-se também à situação do Sporting pois, com a hipótese de vencer o campeonato, três anos depois, Amorim pode ver as principais estrelas desta época partirem. E vem a responsabilidade de planear uma nova época.

É o problema crónico dos campeões portugueses - raramente conseguem captar os principais talentos, no final de uma época bem sucedida. As contas do clubes e a diferença salarial em comparação com os principais campeonatos assim o 'obrigam'. 

Tendo em vista o provável 'desbaste' do plantel principal do Sporting, com jogadores como Viktor Gyokeres, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio a serem bastante cobiçados pelos tubarões europeus, Frederico Varandas e Hugo Viana já preparam a próxima época. 

Segundo a imprensa nacional, na quinta-feira de manhã, o Sporting tem 35 milhões de euros reservados para dois jogadores - Zeno Debast e Fotis Ioannidis. Atletas de campeonatos 'inferiores' ao português, mas que têm margem de progressão e se destacam dos demais. 

Diomande completa mais passes, mas Debast consegue muito mais alívios

Debast, titular do Anderlecht aos 20 anos, deverá ser convocado pela seleção belga para o Euro'2024, por isso os responsáveis leoninos querem assegurar a contratação ainda antes da abertura oficial do mercado, temendo uma valorização ainda maior do jogador. Face ao interesse demonstrado em Diomande e Inácio, bem como a saída de Luís Neto, Debast deverá ter espaço na defesa leonina.

Olhando para as estatísticas de Debast na Liga belga, segundo o site especializado SofaScore, em 33 jogos, costuma dar oitenta toques na bola por jogo, com 85% de acerto no passe, em média, sendo que para Amorim, a um defesa-central não basta defender. No âmbito defensivo, Debast destaca-se pela média de 6.0 bolas recuperadas e 4.5 alívios por jogo. Ganha 57% dos duelos, especialmente no chão. O número 56 do Anderlecht viu, ainda, dois cartões vermelhos na Liga. 

Uma rápida comparação com Ousmane Diomande, por exemplo, mostra que o costa-marfinense tem melhor percentagem de passes concluídos (91%) e mais duelos ganhos (65%), mas tem menos bolas recuperadas (5.3) e muito menos alívios (1.5). 

Ioannidis ganha mais duelos do que Gyokeres, mas é menos letal

Já para o ataque, os responsáveis leoninos estarão interessados em Fotis Ioannidis, praticamente desconhecido em Portugal. É um dos indiscutíveis de Fatih Terim no Panathinaikos, que está em terceiro lugar na Liga grega. Ioannidis é um avançado móvel, bom com os pés, forte fisicamente, tem um perfil semelhante a Viktor Gyokeres

Com o sueco a 'enamorar' tubarões, dado o rendimento fora do comum do avançado, que soma 40 golos em 46 jogos esta época, 100 milhões de euros torna-se um valor apetecível para clubes ingleses. Ioannidis pode custar 20 milhões de euros, segundo a imprensa nacional. 

Ioannidis tem, nesta temporada, uma média de golos mais baixa do que o sueco, segundo o SofaScore. 25 golos em 48 jogos, sendo que, curiosamente, Andraz Sporar, ex-Sporting, é o segundo melhor marcador do clube. Na Liga grega, marca a cada 137 minutos. Tem uma média de três remates por jogo e falhou nove grandes chances de golo. Soma sete assistências e criou oito grandes chances de golo. Ganha 57% dos duelos e perde, em média, a bola 11.8 vezes.

Gyokeres, a sensação deste campeonato, tem métricas ofensivas ligeiramente melhores do que o grego. Marca a cada 102 minutos na Liga, com uma média de 3.4 remates por jogo e 11 grandes chances falhadas. Soma 10 assistências e 10 grandes chances criadas. Perde a bola, em média, 14.8 vezes e ganha 49% dos duelos.

Importa referir, em jeito de conclusão, que os contextos entre jogadores, nomeadamente as equipas onde estão inseridos e o campeonato onde jogam, são diferentes. No entanto, se os responsáveis leoninos replicarem o recrutamento certeiro certeiro do último verão, este poderá ser menos 'amargo'. 

Leia Também: Sporting disposto a 'abrir os cordões à bolsa' por dois jogadores

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas