Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

#10yearchallenge. Desafio pode ajudar o Facebook a saber mais sobre si

Hipótese levantada por oradora especializada em tecnologia recorda como a rede social tem vindo a perder a confiança dos internautas.

#10yearchallenge. Desafio pode ajudar o Facebook a saber mais sobre si
Notícias ao Minuto

08:47 - 17/01/19 por Miguel Patinha Dias

Tech IA

Nos últimos tempos o Facebook e o Instagram têm sido ‘tomados de assalto’ por publicações onde os autores mostram duas fotografias, uma atual e outra tirada há dez anos. Trata-se do #10yearchallenge, um desafio que pode servir para ensinar à Inteligência Artificial (IA) do Facebook mais sobre o processo de envelhecimento dos seus utilizadores.

Ainda que nada exista que possa suportar esta teoria, a hipótese é levantada por uma autora e oradora, Kate O’Neill, especializada em tecnologia na sua página de Twitter. Como pode ler nos ‘twets’ abaixo, O’Neill coloca a hipótese do desafio ser usado para treinar algoritmos e IA, colocando de forma simples duas fotografias da mesma pessoa uma ao lado da outra.

Novamente, não existe nada que suporte esta teoria mas o facto de ter sido criada atesta bem à forma como o Facebook deixou de ser confiável aos olhos dos seus utilizadores.

“Não estou a dizer que ninguém deva entrar em pânico ou sentir-se mal. Simplesmente é bom termos noção de como os nossos dados podem ser usados. Não precisamos estar atentos a tudo: só precisamos de pensar criticamente e aprender mais sobre o potencial que os nossos dados tem a esta escala. Ainda estamos todos a aprender”, escreve O’Neill.

Leia mais: Facebook tem 262 milhões de euros para projetos ligados ao jornalismo

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório