China lança satélite pela primeira vez em colaboração com a França

A China lançou hoje pela primeira vez um satélite construído em colaboração com a França, um aparelho que vai fazer a digitalização dos oceanos para prever os efeitos das alterações climáticas.

Satélite dos ventos é lançado na terça-feira com tecnologia portuguesa

© iStock

Lusa
29/10/2018 14:12 ‧ 29/10/2018 por Lusa

Tech

Aparelho

O satélite de 650 quilogramas vai estudar o vento e as ondas na superfície do mar durante 24 horas por dia, permitindo melhorar as previsões meteorológicas marítimas, indicaram as autoridades chinesas.

A administração da ciência, tecnologia e indústria a defesa chinesa adianta que vai ser também usado para prever tempestades ou ciclones com maior precisão, além de permitir aos meteorologistas uma melhor compreensão das ligações entre os oceanos e a atmosfera, que desempenham um papel crucial no clima.

Projetado pelas agências espaciais francesa e chinesa, o satélite tem dois radares, um para medir a direção e comprimento das ondas e outro para analisar a força e direção dos ventos.

"É histórico, é a primeira vez que a China tem um satélite em cooperação internacional", disse o presidente do centro francês de estudos espaciais, sublinhando que este satélite vai permitir fazer progressos significativos na compreensão das mudanças climáticas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas