Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Universidade de Trás-os-Montes revela inovação e tecnologia

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realiza nos dias 26 e 27, em Vila Real, a primeira edição do "Summer Innovation Campus", um evento que quer revelar a inovação e a tecnologia desenvolvida na academia.

Universidade de Trás-os-Montes revela inovação e tecnologia
Notícias ao Minuto

12:24 - 19/09/18 por Lusa

Tech Academia

A UTAD revelou hoje, em comunicado, que o "Summer Innovation Campus" (Campus de Inovação de Verão) é um evento que pretende fazer "uma fusão entre a academia e o mercado, no sentido de criar sinergias que promovam a inovação e o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento económico da região".

Para a sessão de abertura está prevista a presença do ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Esta primeira edição do "Summer Innovation Campus", segundo a academia, "centra-se na partilha com as empresas do conhecimento criado pela investigação científica que se faz na UTAD".

O objetivo é, acrescentou, "alinhar os objetivos e as expectativas de ambas as partes e dar um seguimento estruturado às propostas de investigação e necessidades do mercado".

De acordo com a universidade, a iniciativa engloba a realização de sessões plenárias, 'workshops' temáticos, apresentação de projetos e o concurso de ideias "INOV@UTAD".

Este concurso visa promover o empreendedorismo qualificado junto do público jovem e empreendedor e destina-se à comunidade das universidades da UNORTE.PT, designadamente a UTAD e as universidades do Porto e do Minho.

Podem concorrer ao "INOV@UTAD" docentes, investigadores, alunos e ex-alunos de qualquer nível de ensino.

Paralelamente, decorrerão diversas atividades de competição e socialização, que incluem um "innovation market" (mercado de inovação), um "hackathon", ou seja, um concurso de ideias tecnológicas, um "code battle" (batalha de programação), um jogo de georreferenciação e uma área de restauração.

No final do primeiro dia será realizada uma festa 'sunset' para, de acordo com a UTAD, celebrar o "cruzamento entre os diversos públicos, estreitar a relação entre grupos de investigação, alunos, empresas e sociedade em geral.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório