Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Adiado lançamento do primeiro satélite dos ventos com 'cunho' luso

O lançamento do primeiro satélite de observação dos ventos, que tem tecnologia portuguesa, foi adiado para quarta-feira devido a condições meteorológicas adversas na base espacial europeia de Kourou, na Guiana Francesa, informou a empresa francesa Arianespace.

Adiado lançamento do primeiro satélite dos ventos com 'cunho' luso
Notícias ao Minuto

18:57 - 21/08/18 por Lusa

Tech Arianespace

Previsto inicialmente para hoje, o lançamento do satélite europeu Éolo será feito na quarta-feira às 21:20 GMT (22:20 em Lisboa) da base de Kourou num foguetão Vega, da Arianespace.

Em comunicado publicado na segunda-feira no seu portal, a empresa aeroespacial justifica o adiamento com as "condições meteorológicas desfavoráveis no centro espacial" da Guiana Francesa.

Na página na internet da Agência Espacial Europeia (ESA), gestora do satélite, a data de lançamento foi hoje atualizada sem qualquer justificação.

O satélite, que leva equipamentos fabricados pelas empresas aeroespaciais portuguesas LusoSpace e Omnidea, vai permitir aos cientistas obterem informações sobre a velocidade do vento quase em tempo real, ao descer aos 30 quilómetros mais baixos da atmosfera terrestre.

A LusoSpace esteve na origem de dois magnetómetros (instrumentos com os quais é possível mapear o campo magnético da Terra), enquanto a Omnidea produziu e testou as válvulas que asseguram a limpeza da componente ótica do Aladin, o principal instrumento do Éolo, que tem um telescópio e um 'laser doppler'.

Segundo a ESA, o satélite, que tem o nome do guardião dos ventos da mitologia grega, dispõe de tecnologia 'laser' de ponta que possibilitará a medição dos ventos terrestres e obter informações sobre as nuvens.

O aparelho irá disparar pulsos de luz ultravioleta (invisível) na atmosfera da Terra, um método considerado inovador para estabelecer o perfil de ventos a partir do espaço.

Os dados recolhidos vão, de acordo com a ESA, melhorar a compreensão de como a atmosfera funciona, contribuir para a investigação sobre as alterações climáticas e ajudar na previsão meteorológica de fenómenos extremos como furacões ou o El Niño.

A informação registada poderá ainda ser utilizada em modelos de qualidade do ar para melhorar as previsões de poeiras e outras partículas transportadas pelo ar que afetam a saúde pública.

Atualmente, a informação sobre os ventos é obtida a partir de balões meteorológicos, instrumentos em terra, aeronaves, rastreamento do movimento das nuvens e instrumentos de satélite que medem o vento próximo da superfície dos oceanos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório