Xiaolang Zhang era engenheiro de hardware da Apple e, antes de se demitir do cargo para trabalhar numa empresa chinesa, terá feito o download de diversos ficheiros classificados da multinacional. O objetivo, referem as autoridades, era o de entregar os dados em causa à nova entidade patronal.
Informação a que a Bloomberg teve acesso dá conta de que as autoridades norte-americanas detiveram Xiaolang no último sábado no Aeroporto de San José, na Califórnia, quando se preparava para embarcar rumo à China.
O engenheiro demitiu-se em abril para ir trabalhar numa fabricante de automóveis na China. Porém, antes de sair, fez o download de vários ficheiros confidenciais relacionados com o trabalho da Apple no setor dos carros autónomos.
O porta-voz da multinacional norte-americana frisou que a “confidencialidade e a proteção da propriedade intelectual da Apple” são levados muito a sério.
“Estamos a trabalhar com as autoridades neste assunto e faremos todos os possíveis para assegurarmos que esta pessoa, e outras envolvidas, são responsabilizadas pelas suas ações”, garantiu Tom Neumayr.