Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Frota de pesca. Ministra do Mar reivindica financiamento

Os deputados do PS/Açores, Lara Martinho e João Castro, denotam ainda uma mudança na posição do governo socialista em comparação com o seu antecessor.

Frota de pesca. Ministra do Mar reivindica financiamento
Notícias ao Minuto

23:45 - 11/04/18 por Tiago Miguel Simões

Política Açores

Os deputados do PS eleitos pelo círculo dos Açores "regozijaram-se" por terem conseguido o apoio do Governo na reivindicação de financiamento para a renovação da frota de pesca

“A senhora ministra tem evidenciado a posição e as prioridades nacionais para o próximo quadro plurianual, dando um grande enfoque na importância da componente mar ser reforçada e autonomizada”, afirmou Lara Martinho, lembrando que o Governo dos Açores já tem definidas as prioridades regionais para o próximo quadro, nomeadamente no âmbito das Pescas e da Política Marítima Integrada (PMI).

Ainda no comunicado enviado pelo Grupo Parlamentar Partido Socialista, a deputada lembrou que as "prioridades passam pelo reforço das verbas da PMI e a flexibilização da sua utilização para a construção, renovação e modernização da frota de embarcações de pesca". Lara Martinho evidencia que o Estado mostra “uma mudança de postura deste Governo face ao anterior Governo PSD/CDS”.

Por sua vez, João Castro defendeu que a posição geográfica de Portugal torna a responsabilidade acrescida no que ao contributo que dá pela extensão do mar luso diz respeito. “Devem-se prosseguir políticas direcionadas para os assuntos marítimos e para as pescas, que tem tido benefícios evidentes para a União Europeia e para os respetivos países, permitindo uma gestão concertada, com obtenção de melhores resultados, importando, também por isso, assegurar o mesmo nível de financiamento, melhorando, sempre que possível, a sua eficácia e os procedimentos associados", reiterou.

Ana Paula Vitorino comprometeu-se, no âmbito da negociação em curso com Bruxelas, com o "reforço das verbas para a Política Marítima Integrada". Isto para tornar mais intensa e sustentável a exploração de recursos marítimos, pesca e desenvolvimento de outros setores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório