Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Verdes querem ver reposta praia fluvial de Sejães, tal como prometido

Atualmente a praia fluvial foi 'substituída' por "por dois tanques de águas públicas". Os verdes defendem que tal solução pode prejudicar o turismo da região.

Verdes querem ver reposta praia fluvial de Sejães, tal como prometido
Notícias ao Minuto

17:53 - 09/04/18 por Tiago Miguel Simões

Política Oliveira de Frades

Amanhã, dia 10, na Assembleia da República na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação um projeto de Resolução entregue pelos verdes e que recomenda ao Governo que “desenvolva as medidas necessárias para a reposição de uma Praia Fluvial em Sejães (Oliveira de Frades), com características semelhantes à praia submersa pelo Aproveitamento Hidroelétrico Ribeiradio-Ermida”, exigem. 

O partido alega que, embora a reposição da praia fluvial estivesse prevista, esta está apenas a “ser substituída por dois tanques de águas públicas (piscinas) nas proximidades da albufeira, após a EDP, responsável pela barragem, ter celebrado um protocolo e "adjudicado" as obras à autarquia local a troco de dois milhões de euros, no anterior mandato”, revelam os Verdes em comunicado. 

A troca do da praia fluvial. “ícone de Sejães”, por piscinas poderá prejudicar a “atratividade” turística do local, defendem ainda.

Para além disso, não se tratam de soluções equiparadas, não só porque as praias fluviais são lugares bastante atrativos pela interação entre água, banhos e espaço envolvente onde podem livremente conviver, descansar e desfrutar da natureza, como pelo facto das praias fluviais serem de acesso público e gratuito, enquanto a utilização da piscina poderá ter um custo de acesso”, pode ler-se. 

Os Verdes encaram, por isso, estas piscinas como “uma compensação” pelos prejuízos causados pela barragem e não “uma reposição” da praia fluvial previamente existente. Também por isso, recomendam “ao governo tome as medidas necessárias para que seja reposta na zona de Sejães uma praia fluvial, de acordo com a Avaliação de Impacte Ambiental”.

Os Verdes encaram as piscinas, que estão a ser executadas, como uma compensação pelos prejuízos causados à população pelo Aproveitamento Hidroelétrico, e não como uma reposição da praia fluvial existente, pelo que o presente Projeto de Resolução recomenda ao governo tome as medidas necessárias para que seja reposta na zona de Sejães uma praia fluvial, de acordo com a Avaliação de Impacte Ambiental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório