Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal tem "insuficiências" mas destaca áreas líderes

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje, no Porto, que "é evidente" que Portugal tem "insuficiências estruturais", mas também tem "posições de liderança internacional em áreas chave".

Portugal tem "insuficiências" mas destaca áreas líderes
Notícias ao Minuto

19:04 - 22/03/18 por Lusa

Política Santos Silva

"[Portugal] é um país com insuficiências estruturais - parece-me evidente - que tem tido um percurso dinâmico, mas tem posições de liderança internacional em áreas chave como por exemplo a segurança, a integração de estrangeiros e migrantes, o sistema público de saúde, as energias renováveis ou a modernização administrativa", enumerou o governante.

O ministro, que foi o orador convidado das comemorações solenes do 107.º aniversário da Universidade do Porto, instituição que frequentou enquanto estudante e também como professor, fez uma intervenção focada na imagem que o país tem lá fora.

"Há uma certa tentação nossa de não querer ver os domínios em que vamos à frente", lamentou Augusto Santos Silva para, de seguida, argumentar: "Há domínios em que Portugal está mesmo no cume do topo".

Em causa estão as áreas da paz e da segurança nas quais, segundo o ministro, "Portugal é o terceiro melhor classificado e o primeiro da União Europeia", enquanto na qualidade de políticas de integração, Portugal está, acrescentou, "em segundo atrás da Suécia".

"Mas é verdade que ainda temos muito que progredir nas condições proporcionadas para os negócios", admitiu antes de traçar a posição de Portugal ao nível da sua geoeconomia, frisando a presença do país na Europa e no Norte de África e "crescentemente" na América Latina.

"Somos os maiores produtores mundiais de cortiça. Isso sabe seja qual for a geração e a escola. Também somos os maiores produtores mundiais de azeite, mas se calhar não sabemos isso. E estamos entre os dez maiores produtores e exportadores de moldes, pavimentos cerâmicos e entre os 30 maiores na área da farmacêutica", descreveu Augusto Santos Silva.

De acordo com o governante, que citou os registos consulares, existem "naturais de Portugal ou portugueses não naturais de Portugal ou filhos de portugueses" em 178 países diferentes [as Nações Unidas têm 194 membros].

Isto traduz-se num total de 5,7 milhões de pessoas, descritas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros como "embaixadores naturais do país".

"Somos um país europeu democrático e desenvolvido, geo-historicamente situado em vários espaços, com ligações históricas a todo o mundo e com um elemento muito importante: a formação de comunidades portuguesas no mundo", frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório