Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

PSD? "A seu tempo" se perceberá que "propostas é que Rui Rio traz"

A coordenadora do BE escusou-se hoje a comentar a vitória de Rui Rio nas eleições internas para a liderança do PSD, afirmando apenas que há tempo para conhecer e debater as propostas do novo presidente social-democrata.

PSD? "A seu tempo" se perceberá que "propostas é que Rui Rio traz"
Notícias ao Minuto

14:58 - 15/01/18 por Lusa

Política Catarina Martins

"A seu tempo teremos tempo para perceber que propostas é que traz e fazer todos os debates", respondeu Catarina Martins, quando questionada sobre a vitória de Rui Rio e o objetivo declarado pelo novo líder social-democrata de acabar com a "frente de esquerda" que apoia o Governo do PS.

Confrontada com as declarações proferidas pela antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite de que o PSD "devia estar disposto a vender alma ao diabo" para acabar com o acordo entre os partidos de esquerda, a coordenadora do Bloco respondeu que "não é exatamente essa a conceção que o BE tem da política", mas considerou que "as propostas alternativas devem ser claras" para as "pessoas escolherem" depois.

"Somos um país ainda muito desigual, com problemas no Serviço Nacional de Saúde, como os que estamos a debater hoje, com pensões ainda muito baixas, salários muito desiguais e muita precariedade. Mas, há uma coisa que sabemos, o país está melhor desde que foi possível uma solução diferente do empobrecimento quotidiano que a direita prometia", defendeu Catarina Martins, que falava aos jornalistas à margem de uma visita ao Hospital de Faro.

Catarina Martins assegurou que o BE "luta todos os dias" por "uma solução mais exigente, em nome da dignidade das pessoas", e insistiu na resposta "a seu tempo veremos" para não fazer mais comentários sobre a eleição de Rui Rio para suceder a Pedro Passos Coelho na presidência do PSD.

"Não tem nenhum sentido estar a comentar as declarações agora, o PSD fez as suas eleições, vai ter um congresso, grande parte das declarações também têm a ver com o momento de eleições internas e nem seria adequado da minha parte comentar", disse ainda a dirigente do BE.

Rui Rio foi eleito no sábado líder do PSD com mais de 54% dos votos, derrotando Pedro Santana Lopes, e prometeu uma "oposição firme e atenta", mas "nunca demagógica e populista", ao Governo do PS.

No discurso de vitória, no Porto, sua terra natal e cuja Câmara presidiu de 2001 a 2013, Rui Rio avisou que o PSD "não foi fundado para ser um clube de amigos ou uma agremiação de interesses ou de grupos".

Depois do congresso, em fevereiro, onde serão eleitos os órgãos nacionais, o partido iniciará "uma nova etapa", que passará pela "construção de uma alternativa de governo à atual frente de esquerda que se formou no parlamento", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório