Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2017
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 15º

Edição

Centeno pode mudar a natureza do Eurogrupo? “Isso é uma ilusão”

João Oliveira, líder da bancada parlamentar comunista, comentou a eleição de Centeno para a presidência do Eurogrupo. "Quem acreditar que Centeno mudará natureza do Eurogrupo está a cair numa ilusão"

Centeno pode mudar a natureza do Eurogrupo? “Isso é uma ilusão”
Notícias ao Minuto

12:34 - 06/12/17 por Filipa Matias Pereira

Política João Oliveira

Mário Centeno foi esta segunda-feira eleito presidente do Eurogrupo pelos ministros das Finanças da zona euro. O ministro assumirá assim as rédeas do Eurogrupo a partir do dia 13 de janeiro, data em que termina o mandato de Jeroen Dijsselbloem, e permanecerá no cargo durante dois anos e meio.

Este foi o tema que assumiu protagonismo na análise de João Oliveira, líder da bancada parlamentar comunista, num habitual espaço de opinião na antena da SIC Notícias. Para o deputado, “quem acreditar que Centeno pode mudar a natureza do Eurogrupo está a cair numa ilusão”, afirmou perentoriamente.

João Oliveira defendeu que “esta não é uma circunstância em que o homem pode mudar o cargo”, recordando, por isso, que “nos últimos anos viu-se com clareza que o Eurogrupo é um instrumento utilizado para condicionar a soberania em particular do ponto de vista orçamental, em função do que as grandes potências determinam. Tenho muitas dúvidas que a natureza do Eurogrupo e das imposições feitas se alterem com Mário Centeno”.

Já em relação ao Orçamento do Estado, o líder da bancada parlamentar comunista destacou o facto de, “nos últimos três Orçamentos” se ter “confirmado as possibilidades de avanço que o PCP tinha identificado no início das legislaturas, nomeadamente no que diz respeito à concretização de direitos e de rendimentos”.

E, acrescentou, “conseguimos ir até aspetos que nunca tinham sido considerados. Relembro que o aumento das pensões nunca tinha sido inscrito na posição conjunta porque o PS não quis assumir esse compromisso. Mas não só o PCP não desistiu do tema como conseguimos que esse objetivo fosse cumprido em 2017, estando também previsto no Orçamento do Estado para 2018”.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório