Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

FENPROF reivindica vinculação extraordinária de professores e promete luta

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF) reivindicou hoje a vinculação extraordinária de docentes e antecipou que o Dia Mundial do Professor, 5 de Outubro, será de luta na rua.

FENPROF reivindica vinculação extraordinária de professores e promete luta
Notícias ao Minuto

14:20 - 03/09/12 por Lusa

Política Sindicatos

"No nosso país, os professores podem até chegar à reforma e ainda estarem contratados", lamentou hoje Mário Nogueira, em Lisboa, durante uma iniciativa destinada a assinalar o dia em que os professores devem apresentar-se nas escolas, estando muitos a "apresentar-se nos centros de emprego".

O líder da FENPROF exigiu que o ministro da Educação, Nuno Crato, "honre o compromisso que assumiu na Assembleia da República", relativamente à vinculação de professores: "Se não for capaz de o fazer, tem de ser capaz de se pôr a andar".

Nogueira afirmou que, nos últimos seis anos, se reformaram mais de 25.000 professores, tendo entrado nos quadros apenas 396.

Tal como noutros pontos do país, vários professores dirigiram-se hoje à Loja do Cidadão, no bairro das Laranjeiras, em Lisboa, muitos com mais de dez anos de serviço.

Maria Silva é uma dessas professoras. Há 12 anos que dá aulas de Português, mas já não é a primeira vez que não consegue colocação. Tem ainda esperança nas ofertas de escolas, mas diz que este ano o processo está a decorrer de forma diferente e não sabe o que pensar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório