Meteorologia

  • 22 JUNHO 2018
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Bruxelas pondera "criação de uma força europeia de Proteção Civil"

António Costa prestou declarações aos jornalistas, a partir de Bruxelas, no término da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, esta sexta-feira.

Bruxelas pondera "criação de uma força europeia de Proteção Civil"
Notícias ao Minuto

19:33 - 19/10/17 por Anabela de Sousa Dantas

Política António Costa

O primeiro-ministro está em Bruxelas para a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia e, à saída, indicou aos jornalistas que os incêndios florestais em Portugal e em Espanha foram um dos temas na agenda.

António Costa indicou que os responsáveis europeus manifestaram a sua solidariedade para com este flagelo e indicou que foi colocada em cima da mesa uma medida antiga. “O presidente do Parlamento Europeu [Antonio Tajani] relembrou uma proposta antiga: a criação de uma força europeia de Proteção Civil, que foi, aliás, objeto de trabalho durante presidência portuguesa em 2007”, afirmou.

Questionado sobre se esta medida teria prazo para acontecer, Costa ressalvou que se trata de "voltar a estudar o tema" e que foi pedido um "estudo que será apresentado à Comissão no prazo de um mês".

“O presidente Juncker informou que tinha já dado instruções para que a Comissão voltasse a estudar este tema por forma a criar uma bolsa que dê capacidade de resposta em situações de excepção”, acrescentou, indicando que Juncker também confirmou que pediu a agilização do fundo europeu de solidariedade para evitar demoras burocráticas.

"Por outro lado, manifestou também a vontade de estudar aprofundadamente as questões relativas aos problemas estruturais da floresta portuguesa e, nesse sentido, encarregou a comissária [da Política Regional, Corina] Cretu de poder fazer um estudo sobre essa matéria", terminou.

[Notícia atualizada às 20h00]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.