Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Eleições autárquicas de domingo "devem ser encaradas com apreço"

O Presidente da República considerou hoje que as eleições autárquicas de domingo "devem ser encaradas com apreço", pelo "envolvimento cívico" demonstrado pelos portugueses, realçando a diminuição da abstenção.

Eleições autárquicas de domingo "devem ser encaradas com apreço"
Notícias ao Minuto

11:47 - 05/10/17 por Lusa

Política Marcelo

O chefe de Estado discursou hoje na Praça do Município, em Lisboa, quatro dias depois das autárquicas, em que o PS foi o partido mais votado, obtendo a maioria das presidências de câmara, e cujos resultados levaram Pedro Passos Coelho a anunciar o fim do seu ciclo na liderança do PSD.

Marcelo Rebelo de Sousa, que entre segunda e quarta-feira recebeu os partidos com assento parlamentar no Palácio de Belém, ainda não tinha falado sobre estas eleições publicamente.

Na parte inicial do seu discurso, o Presidente da República defendeu que é preciso "um poder local forte e próximo das pessoas" e, neste contexto, disse que "as eleições de há quatro dias devem ser encaradas com apreço, olhando às centenas de milhar de candidatos e à redução do nível de abstenção".

No domingo, a abstenção a nível nacional foi de 45%, um valor ligeiramente abaixo dos 47,4% registados em 2013, ano em que se atingiu a taxa de participação mais baixa de sempre em eleições locais, que se realizam desde 1976.

Segundo o chefe de Estado, nestas eleições "os portugueses entenderam a importância do seu envolvimento cívico, bem como a urgência de começar a inverter um sintoma de aparente desinteresse pela coisa pública".

Mais à frente, Marcelo Rebelo de Sousa apelou uma vez mais aos protagonistas políticos para que pensem mais a médio e a longo prazo, "ultrapassando o mero apelo dos sucessivos atos eleitorais", e neste ponto deixou um alerta, declarando: "Não há sucessos eternos nem revezes definitivos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório