Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2023
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 20º

Viagens no Meu Distrito: Que tom vestirá a capital da 'ilha verde'?

O arquipélago dos Açores é considerado como a 'ilha verde'. Mas nos últimos dois mandatos, no dia das eleições, a cidade tem-se 'pintado' de laranja. No próximo dia 1 de outubro os ponta-delgadenses vão a votos e, por isso, o Notícias ao Minuto, apresenta-lhe a lista de candidatos das diferentes cores partidárias.

Notícias ao Minuto

08:30 - 28/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Ponta Delgada

Nesta cidade nascida à beira-mar, a história e a beleza natural são conjugadas na perfeição. Falamos de Ponta Delgada, a capital económico-administrativa da Região Autónoma dos Açores. Conhecida como a ‘ilha verde’, os seus pastos verdejantes estendem-se para lá do horizonte que os olhos conseguem alcançar. Mas não é só pela natureza que esta ‘pérola do Atlântico’ é conhecida, já que este concelho foi o berço de Antero de Quental, escritor e poeta português do século XIX. 

Situada na Ilha de S. Miguel, a maior do arquipélago, Ponta Delgada tem evidenciado um crescimento notável. No entanto, a modernização das infraestruturas caminha de ‘mãos dadas’ com a tradição, já que se mantêm as ruas estreitas repletas de comércio tradicional, mercados e lojas de iguarias da região. Para conhecer a cidade, o ponto de partida perfeito são as ‘Portas da Cidade’. Será que estas se abrirão para a entrada de uma nova cor partidária? Ou José Manuel Bolieiro manterá a ‘porta fechada’?

Desde 2009 que a coligação PPD/PSD assume a liderança dos caminhos de Ponta Delgada – um concelho com 24 freguesias. Nesse ano, 60,69% dos açorianos residentes na cidade votaram nas cores desta aliança política. Já em 2013, José Manuel Bolieiro foi eleito presidente da Câmara com 49,81% dos votos, contra 41,84% do rival PS.

E é já no dia 1 de outubro que os ponta-delgadenses vão às urnas novamente para decidir o rumo da vida política do concelho. José Manuel Bolieiro recandidata-se à presidência da Câmara de Ponta Delgada, ‘vestindo’ as cores do PSD.

‘Uma equipa por Ponta Delgada’ é a máxima da candidatura do cabeça de lista do PS, Vítor Fraga, ex-secretário regional dos Transportes e Obras Públicas.

Os eleitores poderão ainda escolher o arquiteto Kol de Carvalho do Bloco de Esquerda, a gestora Bruna Almeida que encabeça a lista da coligação CDS-PP/PPM, ou o professor Rui Teixeira da CDU. Esta é ainda a primeira vez que o PAN se apresenta a eleições autárquicas em Ponta Delgada, com Pedro Neves, consultor de negócios, de 37 anos.

Veja a galeria com os rostos dos candidatos à Câmara Municipal de Ponta Delgada. 

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório