Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Taxa turística no Porto? "Nem é 'turística', nem é 'taxa'"

O socialista não a considera “uma verdadeira taxa”. Para Vital Moreira, “a criação de impostos municipais sob falsa qualificação de taxas” contorna “abusivamente dois obstáculos constitucionais”.

Taxa turística no Porto? "Nem é 'turística', nem é 'taxa'"
Notícias ao Minuto

10:35 - 07/07/17 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

A decisão do executivo municipal do Porto de criar uma taxa turística para a cidade, que deve entrar em vigor no próximo ano e que deverá ter um custo de dois euros, não agrada a Vital Moreira.

No blogue Causa Nossa, o socialista criticou a taxa turística, que considera que “nem é ‘turística’”, porque “não é paga por todos os turistas” - referindo-se aos que não pernoitam na cidade – nem é só por turista, lembrando os que vão às cidades por motivos profissionais ou por motivos pessoais. Vital Moreira afirma que “nem é ‘taxa’”, pois “não tem a ver com, nem se destina a financiar, nenhum específico serviço municipal de turismo”.

Vital Moreira refere ainda que “sendo paga por todos, não há nada que o contribuinte individualmente receba por pagar a suposta ‘taxa’, ou deixe de receber por não a pagar”.

O antigo eurodeputado questiona também a legalidade desta medida. “A criação de impostos municipais sob falsa qualificação de taxas visa obviamente contornar abusivamente dois obstáculos constitucionais”, referindo-se à reserva de lei e à reserva de decisão parlamentar para a criação de impostos.

Vital Moreira assume que, “tecnicamente, nada impede que a Assembleia da República admita a criação de um adicional ao IVA da hotelaria. Para o socialista o que não pode acontecer “é haver um novo imposto municipal (mesmo que travestido de ‘taxa’) sem específica base legal”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório