Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

"Quanto mais conhecias a Europa por dentro mais cético ficavas sobre ela"

Cinco anos depois da morte de Miguel Portas, José Manuel Pureza escreve artigo de homenagem ao homem que teve “razão antes do tempo.”

"Quanto mais conhecias a Europa por dentro mais cético ficavas sobre ela"
Notícias ao Minuto

14:05 - 24/04/17 por Notícias Ao Minuto

Política Tributos

Miguel Portas morreu há precisamente cinco anos. Uma das principais figuras do Bloco de Esquerda, o antigo dirigente e eurodeputado do partido foi homenageado por José Manuel Pureza num artigo publicado no site esquerda.net. Neste artigo, Pureza destaca a lucidez de Miguel Portas, que lhe permitiu ter “razão antes do tempo” sobre uma Europa que vive atualmente sob o estigma do nacionalismo e da xenofobia. Mas não só.

Miguel Portas também teria dúvidas sobre o rumo da União Europeia: “Agora que já lá vai, confesso-te que fiquei perplexo quando, um dia, me disseste que quanto mais conhecias a UE por dentro mais cético ficavas sobre ela. (…) Mas - sabes? - estavas certo. Antes do tempo, uma vez mais. Onde tantos, como eu, viam perfumados horizontes abstratos, tu tiveste a lucidez de nunca deixar de avaliar a política concreta, a relação de forças, a tensão entre projeto e poder.”

Numa fase em que a esquerda se mostra mais dividida na Europa, José Manuel Pureza sugere que se deve retomar a “combinação sábia entre lucidez e romantismo” de Miguel Portas. O deputado bloquista revela ainda o que aprendeu com Miguel Portas: “Aprendi contigo, Miguel, que a política ou é para mudar as vidas agora ou é estéril, ainda que cheia de razão. Mas também aprendi contigo que a acomodação disfarçada de mudança é o pior dos logros.”

Miguel Portas morreu em Antuérpia, aos 53 anos, vítima de cancro no pulmão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório