Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Marcelo aceita posição do Governo sobre Centeno. "Interesse nacional"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Mário Centeno antes da comunicação ao país.

Marcelo aceita posição do Governo sobre Centeno. "Interesse nacional"
Notícias ao Minuto

00:10 - 14/02/17 por Pedro Filipe Pina

Política Presidentes

Marcelo recebeu, a pedido de António Costa, Mário Centeno.O encontro aconteceu antes da conferência de imprensa do ministro das Finanças, na sequência da polémica em torno do teor das negociações entre o ministério da Finanças e António Domingues, para a liderança da CGD.

O presidente da República confirma que "registou as explicações dadas" por Centeno, "bem como a decorrente disponibilidade para cessar as suas funções", manifestada a António Costa.

Destaca-se ainda que o Presidente “tomou devida nota, em particular, da confirmação da posição do Governo quanto ao facto de a alteração do Estatuto do Gestor Público não revogar nem alterar o diploma de 1983, que impunha e impõe o dever de entrega de declarações de rendimento e património ao Tribunal Constitucional”.

Centeno, recorde-se, assumiu hoje que poderá ter havido um “eventual erro de perceção mútuo”, isto é, tanto da parte de António Domingues como do ministério das Finanças. Na nota no site da Presidência, a mesma expressão é usada, com Marcelo a assumir que “reteve” essa “admissão”.

A terminar a nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo refere ainda que, dada a posição de Costa, este reafirmou o seu apoio a Centeno e Marcelo “aceitou tal posição”.

“Ouvido o Senhor Primeiro-ministro, que lhe comunicou manter a sua confiança no Senhor Professor Doutor Mário Centeno, [o Presidente] aceitou tal posição, atendendo ao estrito interesse nacional, em termos de estabilidade financeira”, lê-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório