Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Está nas mãos dos cidadãos defender o Estado de Direito"

Rui Tavares comentou as recentes notícias chegadas dos Estados Unidos da América, depois de Donald Trump ter despedido esta segunda-feira Sally Yates.

"Está nas mãos dos cidadãos defender o Estado de Direito"
Notícias ao Minuto

08:00 - 31/01/17 por Inês Esparteiro Araújo

Política Rui Tavares

Sally Yates foi a mulher que ordenou aos advogados do Ministério Público que não defendessem a proibição de entrada de refugiados e outros viajantes de países muçulmanos no país, algo que Rui Tavares considerou uma “excelente” atitude.

Contudo, Yates foi entretanto demitida, assim como o político tinha previsto: “Trump não deve demorar muito a conseguir nomear um dos seus reacionários para o mesmo lugar”, começou por dizer.

“As instituições, mesmo numa constituição com mais de dois séculos, não funciona se não houver vontade política ou pressão popular”. Assim, “faltando a primeira”, o historiador contrapõe que “está nas mãos dos cidadãos defender o Estado de Direito”.

Após as notícias de que Sally Yates já tinha efetivamente sido demitida, Rui Tavares assegurou ainda que a “posteridade registará que ela esteve do lado da humanidade e da simples decência”.

Em comunicado, a Casa Branca explicou que o despedimento deveu-se ao facto de a responsável ser “fraca nas fronteiras e muito fraca [em relação à] imigração ilegal”. “A procuradora-geral interina traiu o Departamento de Justiça ao recusar fazer cumprir uma ordem legal para proteger os cidadãos dos Estados Unidos”, podia ler-se ainda na mesma nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório