Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Partidos políticos caíram no "profundo desprestígio"

José Ribeiro e Castro analisa a decisão tomada no Parlamento em cortar parte do financiamento aos partidos e às respetivas campanhas eleitorais.

Partidos políticos caíram no "profundo desprestígio"
Notícias ao Minuto

17:10 - 28/10/16 por João Oliveira

Política Ribeiro e Castro

Em reação a uma notícia que dá conta do corte de parte do financiamento aos partidos políticos e às suas respetivas campanhas, José Ribeiro e Castro diz desde logo que “os termos em que decorreu este debate só confirmam o profundo desprestígio em que caíram os partidos”.

O centrista diz até que os moldes em que decorreu o debate sobre este tema vieram “agravar esse desprestígio”, visto haver “alguns que não percebem que, ao apontarem o dedo aos outros, também estão a apontar o dedo a si próprios”, não se apercebendo do “jogo de espelhos” que constitui o debate deste tema.

O ex-deputado sublinha que, no meio de tanto debate, se esqueceram de ser dadas “as respostas efetivas à raiz do problema”, que diz estar não no financiamento, mas sim na valorização do dinheiro que é gasto.

“O problema deste financiamento nem é tanto, creio, o custo atual ou potencial. É um problema clássico de ‘value for money’, isto é, os portugueses, em geral, não acham que o sistema partidário e os partidos no modo atual valham aquilo que custam. E os partidos sabem disso. Mas não mudam”, explica, em tom conclusivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório