Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Segunda baixa em cinco dias: É o fim do 'estado de graça' do Governo?

A saída do Governo do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Wengorovius Meneses, é a segunda no espaço de menos de uma semana, juntando-se à demissão do ministro da Cultura, João Soares, na sexta-feira.

Segunda baixa em cinco dias: É o fim do 'estado de graça' do Governo?
Notícias ao Minuto

08:15 - 13/04/16 por Lusa

Política Demissão

João Wengorovius Meneses abandonou o cargo a seu pedido, de acordo com a assessoria do gabinete do primeiro-ministro e do Ministério da Educação.

O Ministério da Educação, que tutela a juventude e o desporto, não adiantou quais os motivos e quando é que foi apresentado o pedido.

Entretanto, o secretário de Estado da Juventude e Desporto demissionário revelou que saiu do Governo "em profundo desacordo" com o ministro da Educação em relação às políticas seguidas e "ao modo de estar" no exercício de cargos públicos.

"Deixo hoje o XXI Governo Constitucional, convicto de que tinha um bom projeto e uma excelente equipa - e de que estávamos no caminho certo - contudo, em profundo desacordo com o Sr. Ministro da Educação no que diz respeito à política para a juventude e o desporto e ao modo de estar no exercício de cargos públicos", escreveu João Wengorovius Meneses na sua página na rede social Facebook.

"Continuo convicto de que temos um excelente Governo, capaz de ser bem sucedido num momento político tão decisivo. Votos de sucesso ao Governo", acrescenta o secretário de Estado, cuja demissão foi conhecida na terça-feira à noite.

O novo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, vai ser empossado na quinta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que dará também posse a Luís Filipe Castro Mendes, como novo ministro da Cultura.

Na sexta-feira, João Soares demitiu-se do cargo de ministro da Cultura invocando razões de solidariedade com o executivo. O pedido de demissão foi feito na sequência de ameaças de agressão física aos comentadores Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente, do jornal Público, e constituiu a primeira 'baixa' do XXI Governo Constitucional, menos de cinco meses após a tomada de posse.

De acordo com a Constituição, "as funções dos Secretários e Subsecretários de Estado cessam ainda com a exoneração do respetivo Ministro". Neste caso, João Soares tinha apenas uma secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal. Miguel Honrado substitui-la-á no cargo.

No anterior executivo PSD/CDS-PP que cumpriu a legislatura completa, o XIX, a primeira alteração no elenco governamental aconteceu oito meses e meio depois da posse, quando o então secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, pediu a demissão a 12 de março de 2012, sendo substituído por Artur Trindade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório