Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cada voto em Marcelo custou 0,06 euros ao Estado. Em Nóvoa, 0,70

Dos 3,354 milhões previstos o estado poupará cerca de dois milhões de euros em subvenções a atribuir aos candidatos à Presidência da República.

Cada voto em Marcelo custou 0,06 euros ao Estado. Em Nóvoa, 0,70
Notícias ao Minuto

09:08 - 26/01/16 por Carolina Rico

Política Presidenciais

Como sete dos dez candidatos às eleições presidenciais não conseguiram mais de 5% de votos, não tendo por isso direito a subvenção estatal, o Estado poupará pelo menos 2,054 milhões de euros, escreve hoje o Jornal de Notícias.

Apenas Marcelo, Sampaio da Nóvoa e Marisa Matias terão direito a subvenção pública para cobrir as despesas da sua campanha, e todos eles apresentaram orçamentos abaixo das verbas a que por lei teriam agora direito.

Marcelo Rebelo de Sousa deve receber os 157 mil euros orçamentados, mas com os votos que alcançou podia receber até 1,64 milhões de euros.

Sampaio da Nóvoa orçamentou a sua campanha em 742 mil euros e tem direito a mais de 850 mil.

Ou seja, apesar de ambos ficarem aquém do que poderiam receber, o antigo reitor levará uma subvenção maior do que a do Presidente da República eleito.

Segundo contas do Diário Económico, é como se cada voto em Marcelo custasse ao Estado seis cêntimos, e como se cada voto em Nóvoa custasse 70 cêntimos.

Também Marisa Matias tinha mais despesas validadas pelo Tribunal Constitucional do que Marcelo. Deve receber 454,7 mil euros de subvenção mas graças ao seu resultado teria direito receber até 508 mil euros.

Os restantes candidatos terão de cobrir o que gastaram na sua campanha com donativos que possam ter angariado ou que ainda pretendem angariar, e dinheiro dos partidos que os apoiaram ou verbas do próprio bolso.

Recorde-se, a este propósito, que o candidato Paulo de Morais lançou um apelo na sua página do Facebook para que os apoiantes contribuam com donativos, facultando, para esse efeito, o seu NIB.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório