Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

"Passado não se repete" e relações bilaterais vivem "novos tempos"

O chefe da diplomacia portuguesa, Rui Machete, disse hoje em Maputo, à margem das celebrações dos 40 anos da independência de Moçambique, que "o passado não se repete" e as relações entre os dois países são "muito boas".

"Passado não se repete" e relações bilaterais vivem "novos tempos"
Notícias ao Minuto

16:34 - 25/06/15 por Lusa

Política Rui Machete

Admitindo que possa haver "aqui ou além um resquício" de ressentimento entre Moçambique e Portugal, enquanto antiga potência colonial, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal considerou que "a esmagadora maioria vive novos tempos".

Quarenta anos depois da independência de Moçambique, proclamada a 25 de junho de 1975 após dez anos de conflito armado com forças portuguesas, segundo Machete, "as perspetivas são completamente diferentes, o passado não se repete, e a autonomia e independência são valores que têm de ser respeitados".

O ministro dos Negócios Estrangeiros assinalou que "Portugal está, como esteve sempre desde a independência [de Moçambique], disposto a cooperar e a ajudar e a resolver os problemas, na medida em que sejam do interesse dos ambos os países e respeitando a autonomia de cada um", considerando que o país africano "é um bom parceiro do ponto de vista económico, social e politico" e que as relações são hoje "muito boas".

Rui Machete disse que o principal motivo da sua visita a Maputo é "felicitar o povo e o Presidente moçambicano por esta efeméride de 40 anos do nascimento de um novo estado estado e para os acompanhar nesta alegria", observando que "é sempre extremamente importante" assistir à criação de um país de língua portuguesa.

Moçambique, considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros, "percorreu já um caminho importante mas naturalmente há muita coisa ainda a fazer", num momento em que o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, empossado em janeiro, "tem em mãos o leme do país", com perspetivas para novas realizações nas próximas décadas.

A visita de Rui Machete a Maputo prossegue na sexta-feira, estando previstos encontros com o seu homólogo moçambicano, Oldemiro Balói, com o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, e com a presidente do parlamento, Verónica Macamo.

Moçambique assinala hoje 40 anos da independência proclamada por Samora Machel a 25 de junho de 1975 no estádio da Machava, tendo a cerimónia central decorrido hoje no mesmo local, com a presença de vários estadistas da África Austral.

Marcaram presença na Machava os presidentes do Zimbabué, Robert Mugabe, Zâmbia, Edgar Lungu, Namíbia, Hage Geingob, Tanzânia, Jakaya Kikwete, e Malauí, Peter Mutharika.

Portugal esteve representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório