Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Bloco Central? "Era suicidário para PS e muito mau para o país"

João Cravinho marcou presença recentemente no ‘tiro de partida’ da candidatura de Sampaio da Nóvoa às presidenciais.

Bloco Central? "Era suicidário para PS e muito mau para o país"
Notícias ao Minuto

13:31 - 04/05/15 por Notícias ao Minuto

Política João Cravinho

João Cravinho não põe de parte uma maioria absoluta do PS e considera mesmo que, apesar de ter sido a dada altura apoiante de António José Seguro, o PS com António Costa “tem mais potencial”. Mas o que acontece se PS não obtiver maioria absoluta?

Em entrevista ao Diário Económico, o antigo ministro ponderou este cenário e considera que a possibilidade de um Bloco Central – que uniria PS e PSD no poder – seria algo “suicidário para o PS”, considera, acrescentando mesmo que o cenário seria também “muito mau para o país”.

Na perspetiva do antigo governante, “o país não pode viver de híbridos irreconciliáveis”. Ainda assim, acordos de incidência parlamentar com outros partidos poderão não ser suficientes para o PS poder governar com estabilidade em caso de vitória nas legislativas, embora sejam uma alternativa sugerida por Cravinho.

“Se os puder fazer, muito bem, está o problema resolvido, de certo modo, mas não será a melhor das maneiras”, diz ainda o ex-governante, que admite que a autonomia do PCP poderá dificultar eventuais conversações à esquerda. Já o CDS poderia ser uma eventual opção, se houver "o mínimo de boa-fé”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório