Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Passos e Portas já puseram 'pontos nos is' sobre a TSU

O primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro já conversaram sobre a Taxa Social Única (TSU) e, segundo o Expresso, as negociações estão bem encaminhadas.

Passos e Portas já puseram 'pontos nos is' sobre a TSU
Notícias ao Minuto

19:09 - 14/04/15 por Notícias Ao Minuto

Política Maioria

Pedro Passos Coelho quer reduzir a Taxa Social Única para baixar os custos do trabalho e, assim, fomentar a criação de emprego. Segundo o Expresso, Paulo Portas já conversou com o primeiro-ministro e ficou sem razões para contestar a iniciativa uma vez que, ao contrário do que sucedeu em 2012, esta redução não vai implicar um aumento da taxa aplicada aos trabalhadores.

Ainda assim são muitos os sociais-democratas e centristas que contestam a recuperação de uma medida que foi tão impopular há três anos.

Em declarações ao Expresso, um dirigente centrista classificou como “erro crasso” a intenção de recuperar a TSU em ano eleitoral.

Do lado dos sociais-democratas são dois os pontos que deixam os dirigentes do PSD desconfortáveis: o facto de a sigla ter uma conotação negativa, uma vez que faz a memória recuar aos anos mais difíceis da crise e também o facto de poder tornar o discurso da maioria governamental ambíguo – reduzir a TSU implica menos dinheiro para financiar a Segurança Social, enquanto o Executivo defende que é preciso assegurar a sustentabilidade da mesma.

Apesar destes ‘contras’, a verdade é que a medida que será inscrita no Programa Nacional de Reformas a ser apresentado este mês em Bruxelas deverá ser aprovada na quinta-feira na reunião do Conselho de Ministros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório