Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

JSD propõe alargar ensino de ciência política e estratégia

A JSD propôs hoje ao Governo o alargamento da oferta da disciplina de ciência política e a criação de um grupo de trabalho para definir uma estratégia para a cidadania no ensino.

JSD propõe alargar ensino de ciência política e estratégia
Notícias ao Minuto

15:13 - 20/03/15 por Lusa

Política Cidadania

Estas recomendações constam de um projeto de resolução entregue hoje no parlamento, subscrito pelo presidente da JSD, Simão Ribeiro, e pelos outros oito deputados do PSD que pertencem à organização de juventude social-democrata.

Defendendo que "é obrigação da escola e da comunidade proporcionar formação e capacitação cívica a cada criança e jovem, combatendo o afastamento dos cidadãos da política", os nove deputados da JSD propõem que seja ponderado "o alargamento da disciplina de ciência política como optativa a todos os cursos científico-humanísticos do ensino secundário".

A JSD começa por recomendar ao executivo PSD/CDS-PP que "constitua um grupo de trabalho visando a definição de uma estratégia para a cidadania que, até ao final do presente ano letivo, apresente uma avaliação da situação atual e propostas para o futuro".

Essa estratégia, defendem, "deve incluir dimensões como participação cívica e política, noções básicas do funcionamento dos regimes políticos, com especial ênfase na democracia e no atual funcionamento e organização do Estado, educação para os direitos humanos, segurança rodoviária, voluntariado, associativismo, educação para a saúde e a sexualidade, educação para os média e do consumidor, educação intercultural, educação para a paz, educação para o mundo do trabalho, educação para o empreendedorismo e educação financeira".

A JSD propõe também que seja "definida e implementada uma campanha nacional, em colaboração com os agrupamentos de escolas e as escolas não agrupadas, que incentive uma maior abrangência da população escolar inscrita na disciplina optativa de ciência política, conquanto a mesma seja oferta de opção disponível obrigatoriamente", e pede que seja garantida "formação adequada" aos professores da área de educação para a cidadania.

A 4 de março, a propósito do combate ao terrorismo, o PS anunciou no parlamento a entrega de um projeto de resolução recomendando ao Governo a introdução de "uma disciplina de educação para a cidadania nos ensinos básico e secundário".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório