Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Federação do PS/Porto celebra legado de ex-autarca Fernando Gomes

A Federação Distrital do PS/Porto revelou hoje estar a organizar uma homenagem a Fernando Gomes, assinalando os 25 anos da tomada de posse do socialista como líder da autarquia portuense e da região durante quase três mandatos.

Federação do PS/Porto celebra legado de ex-autarca Fernando Gomes
Notícias ao Minuto

14:31 - 25/01/15 por Lusa

Política Distrital

Em declarações à Lusa, Carla Miranda, do secretariado da federação, explicou que a celebração marcada para sexta-feira, dia 30, vai abranger também a equipa (vereadores e presidentes das juntas de freguesia) de Fernando Gomes, que tomou posse pela primeira vez como presidente da Câmara do Porto a 29 de janeiro de 1990, abandonando o cargo cerca de nove anos depois.

A intenção da iniciativa é "celebrar o legado do autarca" como líder de uma região, já que Gomes foi um grande "defensor do Norte", e também no concelho até porque "em grande parte a cidade que ele deixou é a que temos hoje", justificou Carla Miranda.

"Queremos assinalar o bom trabalho que o PS fez na Câmara do Porto. Se olharmos para o desenho do território, o legado de Fernando Gomes ainda é a cidade que o Porto tem, com o metro do Porto, o Porto Património da Humanidade, o Parque da Cidade ou a Porto 2001", acrescentou.

"O PS tem razões para se orgulhar do legado que tem", frisou.

Fernando Gomes liderou a autarquia durante quatro mandatos, até 1999, altura em que abandonou o cargo para ser ministro da Administração Interna no último Governo de António Guterres. Foi novamente candidato do PS à Câmara do Porto nas eleições de 2001, mas sofreu uma derrota histórica com a vitória do social-democrata Rui Rio.

"No fundo trata-se de celebrar o trabalho que o PS fez na altura, com Fernando Gomes a liderar. Naquelas eleições de 1990 foram eleitos vários autarcas do PS no distrito do Porto, como Francisco Assis, em Amarante", explicou Carla Miranda.

Para a Federação, esta é, assim, uma forma de "celebrar também o poder local" e o papel dos socialistas a esse nível.

"Esta é também uma forma de perceber que, com boas políticas, com boas lideranças, se consegue deixar um bom legado", destaca Carla Miranda.

Assis, atualmente eurodeputado, disputou a liderança do PS contra António José Seguro em 2011, é um dos convidados para o jantar marcado para o Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.

Foram também convidados todos os presidentes das concelhias do PS abrangidas pela "tutela" da Federação Distrital do PS/Porto, nomeadamente Manuel Pizarro, também vereador da Habitação na autarquia, no âmbito de uma coligação pós eleitoral com o independente Rui Moreira.

Orlando Gaspar, ex-presidente da concelhia do PS/Porto e ex-vereador do Ambiente, Manuela de Melo, ex-vereadora da Cultura, e José Gomes Fernandes, ex-vereador do Urbanismo são alguns dos membros que integraram a equipa de Gomes que já confirmaram a presença no jantar, indicou a Federação Distrital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório