Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Há no Governo quem ache que Nuno Crato viaja de mais

Nuno Crato tem sido, nos últimos dias e semanas, tema de debate público. A sua prestação à frente do ministério da Educação tem dado azo a críticas. Porém, talvez com esse tema como bandeja, o que realmente tem feito levantar vozes dentro do Governo são as sucessivas viagens do ministro, reporta o Expresso.

Há no Governo quem ache que Nuno Crato viaja de mais
Notícias ao Minuto

12:17 - 19/10/14 por Notícias Ao Minuto

Política Ministro

As constantes ausências do ministro da Educação, em viagem várias vezes ao estrangeiro, têm merecido críticas dos seus colegas de Governo. Em plena crise no processo de colocação de docentes, que ainda parece estar com algumas falhas por resolver, Crato ausentou-se para participar, em Milão, num encontro informal sobre Telecomunicações.

A atitude do ministro foi mal vista no seio da coligação governativa e a ausência de Crato foi considerada “estranha”, tendo inclusivamente apanhado a sua equipa completamente de surpresa. Houve, explica o Expresso, quem não se ficasse pelos julgamentos morais e tivesse mesmo perguntado ao ministro porque não recusava a deslocação. Crato não cedeu e partiu para Itália.

Mas há mais episódios. Em plena sétima avaliação do programa de apoio financeiro com a troika, quando o Executivo de Passos preparava um corte de 4 mil milhões, o responsável pela pasta da educação foi, literalmente, dar uma volta. Nessa altura, esteve Crato no Chile, Brasil e na China, numa ausência prolongada por três semanas.

A sua pasta, porém, era uma das mais pesadas nas contas públicas e por isso o desagrado das finanças chegou-lhe aos ouvidos. Nessa altura, explica o semanário com base em notícias divulgadas, Crato estava a inaugurar um radiotelescópio a "2635 m de altitude", o que lhe permitiu observar "a região desértica e um pôr-do-sol único".

Só este ano, dá conta a mesma publicação, o muito criticado ministro, pelos já percorreu 160 mil km em voos, algo que equivale, note-se, a quatro voltas completas ao mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório