Arranca a segunda (e última) semana de campanha para as autárquicas, esta segunda-feira com o presidente do PSD, Luís Montenegro, no Minho, numa jornada em que os dirigentes de PS, Livre, BE e PAN se reúnem em Lisboa para um comício da candidata Alexandra Leitão.
O líder social-democrata e primeiro-ministro tinha cinco iniciativas agendadas, a primeira das quais em Cabeceiras de Basto, de onde seguiu para Vieira do Minho.
Já o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, teve quatro iniciativas na agenda, que o levaram desde Ovar, com paragem em Espinho (no distrito de Aveiro), na Nazaré (no distrito de Leiria), terminando em Lisboa.
Destaques
- há 19 horas
- há 22 horas
- há 23 horas
- há 1 dia
Em direto
Fim de acompanhamento
Notícias ao Minuto há 18 horas
Boa noite.
Terminamos por hoje o acompanhamento AO MINUTO do sétimo dia de campanha para as eleições autárquicas.
Moedas rejeita de CML comparticipe rendas moderadas
Lusa há 19 horas
O recandidato a presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, encabeçando a coligação PSD/CDS-PP/IL, esteve hoje em campanha em Telheiras, na freguesia do Lumiar, onde recusou a ideia de o município poder comparticipar as "rendas moderadas" até 2.300 euros/mês.
Distanciando-se da decisão do Governo PSD/CDS-PP de acabar com o conceito de renda acessível e criar o de renda moderada, com valores entre os 400 e os 2.300 euros, o autarca de Lisboa disse, em resposta aos jornalistas, que em Lisboa os limites estabelecidos no Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível (SMAA), que prevê apoios a rendas até 1.550 euros, "não vão mudar".
Segundo as regras do SMAA, em que a Câmara de Lisboa apoia os arrendatários de habitação no mercado privado que tenham uma taxa de esforço igual ou superior a 30%, o valor da renda mensal contratada não pode ser superior a 600 euros para T0, 900 euros para T1, 1.150 euros para T2, 1.375 euros para T3 e 1.550 euros para T4.
Lisboa: BE apela virar "desastre" de Moedas com "herdeiros de Sampaio"
Lusa há 19 horas
A dirigente do BE Marisa Matias considerou hoje necessário "virar a página do desastre" do mandato de Carlos Moedas em Lisboa e defendeu que a coligação de esquerda liderada pela socialista Alexandra Leitão é "herdeira de Jorge Sampaio".
"Jorge Sampaio liderou uma coligação para derrotar a direita de Marcelo Rebelo de Sousa. Nós somos, com muita honra, herdeiros de Jorge Sampaio. Em 1989 foi necessário juntar forças para lutar pela habitação, pelos transportes, por melhor higiene urbana. Agora é ainda mais necessário virar a página do desastre que foi o mandato de Carlos Moedas", apelou Marisa Matias.
Setúbal. Habitação e limpeza são prioridades de candidata independente
Lusa há 19 horas
Higiene e limpeza, jardins e habitação social são prioridades da candidatura independente de Maria das Dores Meira à Câmara de Setúbal, que disse hoje estar preocupada com a eventual devolução de verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
"Acima de tudo, limpeza. Em primeiro lugar, vamos cuidar do espaço público, que é aquilo que está à vista de todos, estagnou. Houve má gestão. A questão dos jardins, da limpeza, foi gritante", disse à agência Lusa Maria das Dores Meira, durante uma arruada com dezenas de apoiantes, entre a Praça do Brasil e o Largo da Misericórdia, na zona da baixa setubalense.
JPP condena "ato de censura". Conta de Facebook de dirigente encerrada
Lusa há 21 horas
A Comissão Política Nacional do Juntos Pelo Povo (JPP) considerou hoje "um perigoso ato de censura" as centenas de denúncias que levaram a rede social Facebook a encerrar a página pessoal do secretário-geral do partido, Élvio Sousa.
"A Comissão Política do JPP considera 'obra das forças do mal' o ataque soez feito através de centenas de denúncias de uma só vez para obrigar a dona da plataforma social Facebook a encerrar subitamente a página pessoal do secretário-geral do partido", lê-se num comunicado do partido.
Na nota, o JPP, partido que surgiu de um movimento de cidadãos na Madeira, considera que a suspensão da página do também líder parlamentar do principal partido da oposição na Assembleia Legislativa da região autónoma (ocupa 11 dos 47 lugares no hemiciclo) é "um perigoso ato de censura".
Leia mais aqui.
Vitória do Chega seria "felicidade" em Torres Vedras. Ventura é "estrela"
Lusa há 21 horas
Em Torres Vedras, onde para o Chega vencer seria "uma felicidade" e já se brinda à vitória, André Ventura afirma que o partido joga "na 'champions' da política" e quer "comer PS e PSD" no domingo.
A caravana nacional do Chega fechou o dia em Torres Vedras (distrito de Lisboa), a última de cinco iniciativas de campanha para as eleições autárquicas de domingo.
O líder do partido, André Ventura, acompanhou a candidata do partido, e deputada, Felicidade Vital, numa arruada que arrancou perto do Teatro-Cine de Torres Vedras.
Na primeira paragem, presidente e candidata brindaram à vitória com uma bebida tradicional da região.
Leia mais aqui.
André Martins diz que CDU tem as melhores propostas para Setúbal
Lusa há 21 horas
O cabeça de lista da CDU à Câmara de Setúbal, André Martins, apelou hoje ao voto na coligação PCP/PEV, salientando que é a candidatura com "melhores propostas de investimento para o futuro dos setubalenses".
"A mobilização que todos os dias vamos verificando, de adesão à nossa campanha, é razão de muita confiança. Mas, em primeiro lugar, é importante dizer aos setubalenses e azeitonenses que é preciso ir votar, porque o voto é fundamental para que a democracia se mantenha viva e atuante e para que nós todos possamos acreditar cada vez mais na democracia", disse à agência Lusa André Martins, durante uma arruada que juntou pouco mais de meia centena de apoiantes, no bairro do Casal das Figueiras, em Setúbal.
Em segundo lugar, continuou, "é importante que as pessoas votem na CDU, porque a CDU é que tem propostas e investimentos que garantem um futuro melhor para os setubalenses e azeitonenses".
Candidato da IL em Viseu quer racionalidade nas instalações das USF
Lusa há 22 horas
O candidato da IL à presidência da Câmara de Viseu, Hélio Marta, defendeu hoje que devem ser analisadas outras opções antes de avançar com a construção de edifícios para Unidades de Saúde Familiares (USF) na Avenida da Europa.
O atual executivo camarário, liderado por Fernando Ruas (PSD), tem prevista a construção de edifícios para as USF Infante D. Henrique, Lusitana, Alves Martins e Viseu Cidade em terrenos da Avenida da Europa, no âmbito de uma estratégia para dar "um novo impulso" à zona norte da cidade.
Mas, para Hélio Marta, "tem que haver racionalidade" na gestão dos dinheiros públicos: "não faz sentido estarmos a construir de raiz edifícios na Avenida da Europa quando podemos ocupar o hospital de Abraveses que, dentro de algum tempo, pode ficar vazio".
"O que defendemos é uma política racional e não uma política narcisista de querer fazer obras para pôr placas com o nome do presidente de Câmara", disse, à agência Lusa, o candidato, no final de uma visita à Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), cuja sede está num dos pisos do Hospital Psiquiátrico de Abraveses.
Candidato do ADN ao Porto chama "manhoso" ao projeto das 3 torres na Foz
Lusa há 22 horas
O candidato do ADN à Câmara do Porto, Frederico Duarte Carvalho rotulou hoje de "manhosa" a forma como foi tratada a legalização da construção das três torres de 25 andares na futura Avenida Nun'Álvares, na zona da Foz.
Em declarações à Lusa à margem da uma ação de campanha junto ao mercado da Foz, o cabeça de lista apontou a situação, como "uma das grandes preocupações que existe naquela área" e que levou à criação da Associação Porto Atlântico.
Para o candidato, "a forma como o PDM [Plano Diretor Municipal] foi alterado durante o covid e a forma como a consulta pública foi feita durante os meses de verão", apesar de ser "tudo legal", o que "ressaltou foi uma forma manhosa de apresentar o problema".
Mariana Mortágua junta-se à campanha do Bloco de Esquerda amanhã
Lusa há 22 horas
A coordenadora nacional do BE, Mariana Mortágua, vai entrar na campanha eleitoral das autárquicas na terça-feira depois de ter integrado uma flotilha que pretendia levar ajuda humanitária a Gaza e acabar detida pelas autoridades israelitas.
De acordo com uma nota de agenda enviada às redações, Mariana Mortágua estará num contacto com a população e "denúncia dos problemas da linha Oeste" em Leiria.
Leia mais aqui.
Extensão do metro em Lisboa pode ser paga por valorização de terrenos?
Lusa há 22 horas
O candidato do PPM/PTP à Câmara Municipal de Lisboa defendeu hoje que as futuras extensões do metro na capital podem ser financiadas pela valorização dos terrenos dos locais por onde as novas linhas vão passar.
"Pedi uma reunião para saber as obras que tinham previstas e como compatibilizavam com o programa que tínhamos desenhado. Foi muito interessante", descreveu Tomaz Ponce Dentinho, após ter estado reunido com o secretário-geral do Metropolitano de Lisboa, Luís Vale.
O candidato do PPM/PTP à Câmara Municipal de Lisboa defendeu hoje que as futuras extensões do metro na capital podem ser financiadas pela valorização dos terrenos dos locais por onde as novas linhas vão passar.
"Pedi uma reunião para saber as obras que tinham previstas e como compatibilizavam com o programa que tínhamos desenhado. Foi muito interessante", descreveu Tomaz Ponce Dentinho, após ter estado reunido com o secretário-geral do Metropolitano de Lisboa, Luís Vale.
"O que era feito até agora era fazer essa linha e a linha ir aos 'S' para valorizar os terrenos de uns e de outros. Pode-se fazer uma linha, vai pelo sítio certo, do ordenamento urbano, mas, depois, digamos, quem detém esses terrenos ou quem detém esses prédios paga parte do método pela valorização dos terrenos e dos prédios que têm", explicou.
Candidato do Chega em Loures quer esquadra "com dignidade"
Lusa há 22 horas
O candidato do Chega à Câmara de Loures nas eleições autárquicas, Bruno Nunes, defendeu hoje a construção de "instalações dignas" para a Polícia Municipal e para a Proteção Civil e o reforço do número de agentes.
"Estas instalações não são dignas nem para Polícia Municipal, nem para a Proteção Civil. Portanto, no nosso programa está a construção da nova esquadra da Polícia Municipal e também para albergar a Proteção Civil. Não faz sentido, em 2025, continuarmos com a Proteção Civil debaixo de telhas de amianto. É qualquer coisa de surreal", afirmou o candidato.
Tavares confiante com Hélder Sousa: "O vereador que o Porto merece"
Lusa há 22 horas
O porta-voz do Livre manifestou-se hoje confiante na eleição de Hélder Sousa como vereador para a autarquia do Porto, numa ação na qual se cruzou com o adversário social-democrata Pedro Duarte e tocou bateria.
"Não podia deixar de estar otimista quando vemos uma mobilização tão grande, quando temos um candidato que nos orgulha tanto quanto o Hélder Sousa, que merece ser... Eu até vou reformular a frase: o Porto merece ter um vereador como o Hélder Sousa", considerou Rui Tavares, à margem de uma ação de campanha para as autárquicas de dia 12 no centro da cidade do Porto.
Leia mais aqui.
Raimundo critica "concurso de promessas eleitorais" entre outros partidos
Lusa há 22 horas
O secretário-geral do PCP criticou hoje o "concurso de promessas eleitorais" entre outros partidos, antecipando que, após as eleições, irão pelo "cano abaixo", e contrapôs que a CDU "honra todos e cada um" dos seus compromissos.
Num discurso num comício na Praça da República de Viana do Castelo, câmara onde a CDU tem um vereador, Paulo Raimundo apelou a que, nas eleições autárquicas do próximo domingo, os eleitores "votem na força que não descarrega promessas eleitorais".
"Agora em campanha é vê-los. Quase que dava para fazer um concurso de quem carrega mais promessas eleitorais nesta altura do campeonato. Mas votem na força que não carrega, como os outros, promessas e mais promessas e, depois, no dia seguinte, as promessas vão pelo cano abaixo", criticou.
Leia mais aqui.
Montenegro reforça importância de "integração de imigrantes e famílias"
Lusa há 22 horas
O presidente do PSD reforçou hoje a importância de os imigrantes virem para Portugal com "um vínculo de trabalho" e prometeu, no Entroncamento, ajudar na "integração dos imigrantes e suas famílias", nomeadamente nas escolas.
Luís Montenegro fez hoje uma breve passagem no Entroncamento (distrito de Santarém), para apoiar o candidato PSD/CDS-PP Rui Madeira, que há quatro anos perdeu para o PS por apenas 65 votos, salientando que já passou várias vezes no concelho, quer como presidente do PSD, quer como primeiro-ministro.
"Visitei uma escola e lembro-me perfeitamente que uma das questões mais prementes era a gestão multicultural, tal era a quantidade de nacionalidades que estavam ali presentes com alunos, normalmente filhos de imigrantes", disse.
Leia mais aqui.
Porto: Pizarro acusa Pedro Duarte de usar ChatGPT para ideias irrealistas
Lusa há 23 horas
O cabeça de lista do PS à Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro, acusou hoje o adversário do PSD, Pedro Duarte, de recorrer ao ChatGPT para encontrar soluções irrealistas para a cidade.
"Eu não ando, como o meu adversário [Pedro Duarte], pelo ChatGPT à procura de exemplos mais ou menos esdrúxulos do que é que aconteceu em Seul [Coreia do Sul] ou em Singapura, eu trato de coisas que são realistas e que são suscetíveis de serem adaptadas à cidade do Porto", disse o socialista aos jornalistas durante um passeio pelo centro histórico.
Enquanto distribuía panfletos, canetas e apelava ao voto no domingo, o ex-ministro da Saúde referiu que o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL demonstrou, nos debates em que participou, "total vacuidade" de ideias.
E acrescentou: "Quando se pergunta, mas então o que é que vai acontecer aos jovens e às classes médias que querem continuar a morar no Porto e, no caso, os jovens que querem regressar à sua cidade? A resposta do meu adversário é que o Porto tem gente a mais".
Manuel Pizarro considerou que esta campanha para as eleições autárquicas tem sido muito esclarecedora e demonstrativa dos projetos que cada um tem para o Porto. E, no que a si diz respeito, o socialista contou que tem apresentado ideias novas, mas que já foram testadas e resultaram noutras cidades. "Naturalmente que, depois, essas ideias têm de ser adaptadas à nossa realidade local", assinalou.
IL a favor da aquisição do estádio municipal pelo Sporting de Braga
Lusa há 23 horas
O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à presidência da Câmara de Braga mostrou-se hoje a favor da aquisição pelo Sporting Clube de Braga (SCB) do Estádio Municipal, sublinhando que não é vocação da autarquia ter dois estádios municipais.
Em declarações à agência Lusa, após uma reunião com os responsáveis do clube, inserida na campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro, Rui Rocha disse que a melhor solução para o Estádio Municipal, seria a sua compra pelo SCB.
Formação e integração de desempregos? CDU quer Câmara da Guarda parceira
Lusa há 23 horas
José Pedro Branquinho, candidato da CDU à Câmara da Guarda nas eleições autárquicas de domingo, sugere que o município seja "parceiro" na formação e integração de trabalhadores que fiquem desempregados.
"A Câmara Municipal não pode fazer nada nesta matéria, mas, num quadro de reconversão, em momentos difíceis, pode ajudar a dar formação, juntamente com o IEFP [Instituto de Emprego e Formação Profissional] e outras instituições, de forma a requalificar os trabalhadores para entrarem noutras áreas de operacionalidade", disse o candidato à agência Lusa.
José Pedro Branquinho contactou, hoje, com os formandos do Centro de Emprego da Guarda e com os trabalhadores da empresa Têxtil Tavares, também na cidade, onde falou com a agência Lusa.
Candidato do PSD quer reforçar videovigilância em Ponta Delgada
Lusa há 23 horas
O candidato do PSD à Câmara de Ponta Delgada, e atual presidente daquele município açoriano, disse hoje que se for reeleito vai reforçar as câmaras de vigilância no concelho, no âmbito da cooperação com a PSP.
Pedro Nascimento Cabral, que esteve reunido com responsáveis da Polícia de Segurança Pública, considerou a cooperação com a PSP "muito importante", adiantando que pretende "trabalhar para que, já no próximo mandato, se faça a renovação e a ampliação da videovigilância em Ponta Delgada", com base nas "indicações que a PSP deverá dar".
João Ferreira diz que a Linha Circular do metro de Lisboa é um erro
Lusa há 23 horas
O candidato da CDU (PCP/PEV) à Câmara de Lisboa, João Ferreira, viajou hoje de autocarro e de metro para demonstrar a falta de investimento nos transportes públicos e reiterar que criar uma Linha Circular no Metropolitano é um erro.
A ação de campanha aconteceu depois de um debate sobre Lisboa na Antena 1, sem a presença dos também candidatos Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/IL) e Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), o que levou João Ferreira a considerar que "não têm estofo" para governar a cidade.
"Constato que tanto Carlos Moedas, como Alexandra Leitão, têm aproveitado de alguns espaços em que não estou para me trazer ao debate ou à conversa. Sou de alguma forma o ausente presente. Lamentavelmente, quando podem estar comigo a debater o futuro da cidade de Lisboa, primam pela ausência, um e o outro, como hoje aconteceu", disse, referindo-se a um debate na televisão para o qual João Ferreira não foi convidado.
Pureza quer Câmara de Coimbra que respeite comunidade LGBTQIA+
Lusa há 1 dia
O candidato do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara de Coimbra afirmou hoje que é preciso um município que sinalize o respeito e reconhecimento pela comunidade LGBTQIA+ e propôs uma Casa da Diversidade para dar espaço às associações.
José Manuel Pureza e comitiva do Bloco de Esquerda pintaram durante hoje à tarde um banco de jardim na avenida Sá da Bandeira com as cores da bandeira LGBT, tal como o partido fez noutra campanha eleitoral no passado, para sinalizar a "importância que tem a consagração de direitos e políticas que ponham cobro a práticas discriminatórias" de que é alvo aquela comunidade.
"É sabido que, periodicamente, são objeto de conhecimento público, episódios, momentos de práticas discriminatórias, homofóbicas, transfóbicas", disse à agência Lusa o ex-deputado.
RIR quer mais médicos para Lisboa através de mecanismos europeus
Lusa há 1 dia
O candidato do RIR (Reagir, Incluir, Reciclar) à Câmara de Lisboa, Luís Mendes, defendeu hoje a contratação pela autarquia de mais médicos, através de mecanismos europeus para reforçar a saúde na cidade.
"A Câmara tem a possibilidade de usar fundos europeus específicos para a contratação de médicos para as unidades de saúde. Isto é fundamental porque podemos pegar nesses meios e conseguir contribuir para que não haja falta de médicos", sublinhou o candidato, sem especificar quais.
Durante uma ação de campanha na freguesia de Marvila, Luís Mendes reforçou que uma das suas prioridades é estreitar a colaboração entre a Câmara de Lisboa e o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, para esse efeito, propõe que sejam promovidas campanhas de vacinação e de acompanhamento a pessoas "provenientes de outros países".
Volt quer que Lisboa invista na integração de imigrantes
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do Volt à Câmara de Lisboa disse hoje que a cidade precisa de enfrentar o problema da integração de imigrantes, defendendo o ensino da língua portuguesa e a criação de centros de alojamento temporário.
"O Volt foi um dos partidos que denunciou junto da Câmara a existência de locais onde residiam pessoas em condições desumanas e as autoridades competentes não fizeram nada, incluindo a própria Câmara Municipal de Lisboa que tem algumas ferramentas ao seu dispor para agir e não agiu", afirmou o candidato José Almeida, em declarações à agência Lusa.
Gaza: Melo ataca ativista, Esquerda critica e Montenegro quer equilíbrio
Lusa há 1 dia
O presidente do CDS-PP esteve hoje em campanha autárquica e atacou os ativistas portugueses por Gaza que foram detidos e depois repatriados por Israel, a esquerda criticou-o e o líder do PSD defendeu "equilíbrio" na questão palestiniana.
"Não vou dar mais para esse peditório, os ativistas já fizeram o seu número, já pararam em Ibiza, já pararam na Tunísia, chegaram a Israel e passados dois dias foram devolvidos a casa. Já fizeram a sua coisa panfletária", declarou esta manhã Nuno Melo, também ministro da Defesa, em Ponte de Lima.
Estas afirmações de Nuno Melo motivaram reações de vários dos líderes partidários envolvidos em ações de campanha para as eleições autárquicas do próximo domingo.
Saiba mais aqui.
Nós, Cidadãos! quer avançar com apoios a pequenas cirurgias em Aveiro
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do Nós, Cidadãos! (NC) à Câmara de Aveiro, Paulo Alves, propôs hoje a comparticipação por parte da autarquia de pequenas cirurgias a pessoas carenciadas para colmatar os atrasos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
"As pessoas por vezes estão tempos infinitos em lista de espera no SNS e a Câmara poderia resolver determinadas situações de pequenas cirurgias, como, por exemplo, uma operação às cataratas, em hospitais privados", explicou o candidato.
Paulo Alves dá como exemplo o caso da Câmara de Santa Cruz, na Madeira, liderada pelo Juntos Pelo Povo, que apoia pequenas cirurgias e outras questões de saúde através do seu regulamento de apoio social, para complementar o acesso aos cuidados de saúde dos seus munícipes.
BE alerta para "falhas" na área do ambiente no Funchal
Lusa há 1 dia
A candidata do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara do Funchal alertou hoje para as "falhas" no ambiente no concelho e defendeu que o município deve ter "parecer vinculativo" sobre um possível aumento do porto da cidade.
"Há muitas falhas na Câmara Municipal do Funchal, fruto de uma política que não favoreceu o ambiente", disse Dina Letra numa ação da campanha eleitoral, no departamento da Divisão do Ambiente do município funchalense, na zona dos Viveiros.
Para a cabeça de lista, "a área do ambiente não pode ser um apêndice de uma câmara municipal como a do Funchal". "Tem de ter uma importância acrescida numa altura em que estamos perante alterações climáticas que se preveem ter um impacto no Funchal", declarou.
CDS de Vila Real quer atrair investimento, emprego e fixar pessoas
Lusa há 1 dia
A candidata pelo CDS-PP à presidência da Câmara de Vila Real quer apostar na diplomacia económica, atrair investimento e emprego qualificado e construir um pavilhão multiúsos onde fique sediado o Museu Digital e Interativo do Circuito Automóvel.
Conceição Pinho destacou que os eixos prioritários para desenvolver e afirmar Vila Real são captar e fixar pessoas, atrair investimento privado e concretizar investimento público.
Para a concretização desse investimento, a aposta passa pela diplomacia económica, pelas infraestruturas onde as empresas se possam localizar, e os argumentos são, entre outros, as duas autoestradas que se cruzam neste concelho, a A4 e a A24.
ADN quer oficinas gerais de Gaia com mais mão-de-obra e parceria escolar
Lusa há 1 dia
O candidato do ADN a Vila Nova de Gaia, Rui Sequeira, quer reanimar as oficinas da autarquia com mais mão-de-obra e parcerias com escolas profissionais para que "as pequenas intervenções", que "rapidamente se transformam em grandes problemas", sejam resolvidas.
Em declarações à agência Lusa, depois de ter dedicado a manhã a visitar vários serviços e departamentos técnicos de Gaia, Rui Sequeira considerou "essencial que o trabalho que as oficinas gerais antigamente faziam volte a ser uma realidade".
"Há pequenas intervenções que não precisam de concurso, bastava que as oficinas funcionassem. Conseguiríamos resolver grande parte dos pequenos problemas, as chamadas intervenções rápidas com equipas das oficinas fosse numa escola, num posto da GNR, num jardim-de-infância. Qualquer tipo de equipamento teria uma intervenção rápida. Parte da solução para alguns problemas que Gaia tem vindo a enfrentar, e a piorar ano após ano, passará exatamente pelas oficinas", disse o candidato.
Fernando Ruas (PSD) promete ajudar APPDA Viseu a não perder sede
Lusa há 1 dia
O presidente da Câmara de Viseu e recandidato do PSD ao cargo, Fernando Ruas, garantiu hoje que a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo não sairá do Hospital Psiquiátrico de Abraveses sem ter instalações garantidas.
Fernando Ruas visitou hoje o piso do Hospital Psiquiátrico de Abraveses onde está instalada a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), que tem 537 processos ativos e mais de cem casos em lista de espera.
Ventura quer ganhar câmaras mas recusa quantificar objetivo
Lusa há 1 dia
O líder do Chega, André Ventura, disse hoje que o objetivo do partido nestas eleições autárquicas é ganhar presidências de câmara, mas recusou apontar um número, e admitiu que se não vencer nenhuma será uma derrota.
"Nós não temos nenhuma câmara. A vitória numa câmara municipal será simbólica para o Chega, mas não é isso que fará de nós uma noite de vitória", afirmou, em declarações aos jornalistas na Moita (distrito de Setúbal).
Chega quer plano estratégico para "salvar centro histórico de Santarém"
Lusa há 1 dia
O candidato do Chega à Câmara de Santarém defendeu hoje a criação de um plano estratégico urgente para o centro histórico da cidade, alertando que a zona pode desaparecer se não forem tomadas medidas concretas no próximo mandato.
"Este mandato foi uma nulidade para o centro histórico. Se os próximos quatro anos forem iguais, praticamente já não haverá centro histórico", afirmou Pedro Correia antes de uma reunião com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES).
Chega diz que problema da higiene urbana em Lisboa deve-se a má gestão
Lusa há 1 dia
O candidato do Chega à Câmara de Lisboa defendeu hoje que o problema da higiene urbana é de gestão e não um problema do modelo, admitindo contudo reforçar os recursos humanos e adquirir novos veículos.
"Aquilo que nós queremos é substituir essas pessoas, pôr gente capaz à frente da higiene urbana porque este é sobretudo um problema de gestão, não é um problema de modelo. O modelo da descentralização faz sentido, o que não faz sentido é ter estes protagonistas e autarcas mal preparados, 'boys' partidários, que são colocados nestas funções e que não fazem a mínima ideia do que é que estão a fazer", afirmou o cabeça de lista do Chega, Bruno Mascarenhas.
Leia mais aqui.
MPT quer criar corpo de guardas-florestais no seio da Polícia de Braga
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do Movimento Partido da Terra (MPT) à Câmara de Braga, Hugo Varanda, defende a criação de um corpo municipal de guardas-florestais, integrado na Polícia Municipal, para prevenir incêndios florestais e combater crimes ambientais.
Em nota enviada à Lusa, no âmbito da campanha eleitoral para as autárquicas de domingo, Hugo Varanda sublinha que o objetivo último é proteger as populações de forma mais eficaz, dotando o município de uma estrutura local dedicada à defesa do património natural.
Como uma das principais funções do corpo municipal de guardas-florestais, o candidato do MPT destaca a prevenção ativa, com rondas regulares e vigilância nas áreas de maior risco, sobretudo em épocas críticas.
IL defende transformação do Politécnico de Leiria em universidade
Lusa há 1 dia
A presidente da Iniciativa Liberal defendeu hoje a transformação do Instituto Politécnico de Leiria numa universidade e salientou que este tipo de reivindicações regionais deve ser avaliado "caso a caso".
"Os anseios que o Politécnico nos manifestou fazem todo o sentido: a criação de uma universidade garante uma maior oferta formativa, garante uma maior capacidade na captação e na retenção do corpo docente, garante também um maior financiamento" e permite "também dar resposta às várias empresas que aqui estão situadas", explicou Mariana Leitão aos jornalistas.
Saiba mais aqui.
IL acusa flotilha humanitária de ter desviado atenção das negociações
Lusa há 1 dia
A presidente da Iniciativa Liberal (IL) acusou hoje a flotilha humanitária de ter desviado a atenção das negociações de paz na Palestina, criticando, mais uma vez, a opção da líder do BE de tentar levar ajuda a Gaza.
"Não é assim que se resolvem as questões" e a "verdade é que estivemos muito tempo a assistir ao desenvolvimento da viagem quando o foco deve estar nos avanços que estamos a fazer ao nível internacional" para obter "acordos de paz que permitam resolver o conflito naquela zona" e libertar "a Palestina do Hamas, garantindo que nos livramos de uma organização terrorista", afirmou Mariana Leitão, em campanha em Leiria.
A líder da IL disse ter "sérias dúvidas" que Mariana Mortágua quisesse levar, de facto, ajuda humanitária: "É pouco credível acharmos que uma deputada da nação, que tem pleno conhecimento de como é que estas coisas funcionam, achasse que conseguia chegar a Gaza, com a sua flotilha, e entregar ajuda humanitária".
Saiba mais aqui.
Cascais: Alexandre Abreu quer política cultural "virada para comunidades"
Lusa há 1 dia
O candidato do BE/Livre/PAN à Câmara de Cascais defendeu hoje uma política cultural "virada para as comunidades", e não apenas para o turismo, numa visita à Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos, com o maestro Victorino d'Almeira.
Para Alexandre Abreu, a dinâmica cultural em Cascais está "concentrada em pontos muito específicos no tempo, no calendário anual e no espaço, muitas vezes no centro de Cascais e pouco mais", numa "visão turistificada, muitas vezes elitista, de uma cultura de eventos e não de uma vivência cultural democrática, quotidiana, virada para as comunidades, para os jovens, em articulação com as escolas".
O também deputado municipal pelo BE falava à Lusa na Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos, que visitou acompanhado por Inês de Sousa Real, porta-voz do PAN, o maestro António Victorino d'Almeira, a cabeça de lista à Assembleia Municipal, Safaa Dib, e o mandatário da candidatura, João Paulo Batalha.
A visita à instituição, à beira de comemorar 124 anos, pretendeu "chamar a atenção para a importância das autarquias, para aquilo que é a política e a implementação da cultura, o acesso à cultura, de uma forma verdadeiramente democrática nos municípios" e, em particular, em Cascais.
Para o candidato, a sociedade "tem uma enorme dinâmica", com atividades que vão da formação musical, mas também de outros tipos, como karaté ou ioga, num "espaço que verdadeiramente cria comunidade à escala local", que é "especialmente importante em tempos em que vai grassando a discórdia, o ódio".
Bruno Fonseca critica falta de apoio da Câmara de Aveiro na área social
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do Livre à Câmara de Aveiro, Bruno Fonseca, criticou hoje a falta de apoio por parte do município às associações locais na área da ação social e a ausência de articulação entre os serviços camarários.
O candidato diz que "as respostas são demoradas e desfasadas da realidade, os processos burocráticos são longos e muitas famílias continuam sem acesso aos apoios que são essenciais e necessários no dia-a-dia".
IL propõe soluções de mobilidade para combater desertificação em Santarém
Lusa há 1 dia
O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à presidência da Câmara de Santarém defendeu hoje um reforço da mobilidade nas freguesias mais afastadas, com o objetivo de combater a desertificação e promover a coesão entre o norte e o sul do município.
Durante uma visita aos bombeiros voluntários de Alcanede, Rodrigue Devillet Lima propôs a criação de serviços de mobilidade para as freguesias mais envelhecidas e com menor densidade populacional, com o objetivo de "encurtar distâncias entre o norte e o sul do concelho" e "promover o desenvolvimento económico das freguesias mais afastadas".
Chega quer prevenir insegurança grave em Portalegre
Lusa há 1 dia
O candidato do Chega à Câmara de Portalegre, João Lopes Aleixo, admitiu hoje que a insegurança "ainda não é um problema gravíssimo" no concelho, mas considerou importante apostar na prevenção deste fenómeno.
A insegurança em Portalegre "ainda não é um problema gravíssimo", disse à agência Lusa o cabeça de lista do Chega ao município da sede daquele distrito alentejano.
ADN exige ao Governo prioridade para variante do Cávado em Braga
Lusa há 1 dia
O candidato do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara de Braga, Francisco Pimentel Torres, dirigiu uma carta aberta ao primeiro-ministro reclamando prioridade para a variante do Cávado, com a abertura imediata do concurso público para a obra.
Na carta, a que a Lusa hoje teve acesso, Francisco Pimentel Torres lembra que a cidade de Braga sofre há mais de 15 anos de uma mobilidade automóvel "intensa e caótica" e anseia pela construção daquela prometida variante, responsabilidade do Ministério das Infraestruturas e Habitação.
Raimundo critica quem alega que país está bem: "Povo não come PIB"
Lusa há 1 dia
O secretário-geral do PCP criticou hoje quem alega que "no país está tudo bem", salientando que o "povo não come PIB" e pedindo aos eleitores que, no próximo domingo, "votem com as suas vidas e os seus problemas".
Num discurso na doca de Angeiras, em Matosinhos, após ter comido sardinhas e uma sopa de peixe preparada pela organização local, Paulo Raimundo salientou que quem vive nesta zona é "gente que vive a realidade da vida" e não a que "tentam fazer meter pelos olhos adentro em que parece que, no país, está tudo bem".
OE? "Se Governo quer ser reformista, tem que ter muitas propostas da IL"
Lusa há 1 dia
A presidente da IL desafiou hoje o Governo a incluir medidas liberais na proposta de Orçamento do Estado para 2026, recordando que o executivo tem-se apresentado como "reformista".
"Se o Governo se diz de ímpeto reformista, se quer, de facto, ser reformista, é óbvio que tem que ter muitas propostas da Iniciativa Liberal nesse documento", afirmou Mariana Leitão, em campanha na cidade de Leiria para as eleições autárquicas de 12 de outubro.
Chega diz que problema da higiene urbana em Lisboa deve-se a má gestão
Lusa há 1 dia
O candidato do Chega à Câmara de Lisboa defendeu hoje que o problema da higiene urbana é de gestão e não um problema do modelo, admitindo contudo reforçar os recursos humanos e adquirir novos veículos.
"Aquilo que nós queremos é substituir essas pessoas, pôr gente capaz à frente da higiene urbana porque este é sobretudo um problema de gestão, não é um problema de modelo. O modelo da descentralização faz sentido, o que não faz sentido é ter estes protagonistas e autarcas mal preparados, 'boys' partidários, que são colocados nestas funções e que não fazem a mínima ideia do que é que estão a fazer", afirmou o cabeça de lista do Chega, Bruno Mascarenhas.
Candidato do CDS-PP quer descentralizar Viseu para o concelho crescer
Lusa há 1 dia
O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Viseu, Hélder Amaral, disse hoje à agência Lusa que o concelho crescerá económica e socialmente quanto maior for a descentralização dos serviços, para que as freguesias também tenham vida.
"Nestes últimos oito, dez anos, Viseu esqueceu as suas aldeias e centralizou-se muito no desenvolvimento e na pequena obra de fachada e isso tem um preço e está visível nas nossas freguesias e aldeias", denunciou Hélder Amaral.
Ventura acusa Governo de mentir e de falhar aos polícias
Lusa há 1 dia
O líder do Chega, André Ventura, acusou hoje o Governo de mentir e de falhar aos polícias, e considerou que estes profissionais "não podem esperar muito" deste executivo.
Em declarações aos jornalistas em Lisboa, durante uma ação de campanha para as eleições autárquicas de domingo, o presidente do Chega disse que o Governo "tinha prometido resolver alguns dos problemas que a polícia tinha, e que continuam", mas "não o fez".
Adelaide Ferreira defende união política pelos sem-abrigo em Lisboa
Lusa há 1 dia
A candidata do Alternativa Democrática Nacional (ADN) à presidência da Câmara de Lisboa, Adelaide Ferreira, defendeu hoje a união de todas as forças políticas na capital para resolver o problema das pessoas sem-abrigo na cidade.
"A nossa proposta é agrupá-los, estimulá-los a agruparem-se, de forma que possamos colocar-lhes propostas de vida, tentando angariar trabalhos e reintegrá-los na sociedade", afirmou a candidata aos jornalistas, durante uma ação de campanha na freguesia do Beato.
"As escolas estão tranquilas e com estabilidade", garante Montenegro
Lusa há 1 dia
O presidente do PSD afirmou hoje que, no início deste ano letivo, "as escolas estão tranquilas e com estabilidade", e voltou a dizer que não pode separar a condição de líder partidário da de primeiro-ministro.
"Falar da requalificação das escolas é falar de um programa de valorização do setor de educação que nós estamos, efetivamente, a levar à escola", disse.
Candidato do Chega ao Porto acusa homólogo do PSD de copiar campanha
Lusa há 1 dia
O candidato do Chega à Câmara do Porto, Miguel Corte-Real, acusou hoje Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL) de estar a fazer uma campanha "exatamente igual" e "alinhada" à do Chega em matéria de segurança na cidade do Porto.
"Eu às vezes tenho de olhar para trás para ver se o Pedro Duarte não está atrás de mim, porque ele decidiu fazer uma campanha que é totalmente alinhada connosco. Eu acho que ele vai acabar a campanha a usar o seu segundo nome que é Miguel, porque ele decidiu fazer uma campanha exatamente igual a nós", disse hoje o candidato do Chega, em declarações à Lusa.
PLS diz que Porto vai ser cobaia no metrobus e exige auditoria
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do Partido Liberal Social (PLS) à Câmara do Porto, Luís Tinoco Azevedo, disse hoje que a cidade vai ser cobaia do hidrogénio no metrobus, exigindo ainda uma auditoria externa a todo o processo.
"Em relação à auditoria externa que nós propomos para avaliar a solução que foi encontrada para o metrobus e para o projeto que foi feito, uma das perguntas que também é crucial responder é como é que fomos escolher uma solução de propulsão, o hidrogénio, que não está madura. Vamos servir de cobaias para esta propulsão", disse hoje o candidato à Lusa.
Évora. Chega alerta para dificuldades de pessoas com mobilidade reduzida
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do Chega à Câmara de Évora, Ruben Miguéis, alertou hoje para as dificuldades que pessoas com mobilidade reduzida enfrentam para se deslocar e entrar em edifícios públicos e prometeu corrigir os problemas.
"É praticamente impossível, numa cadeira de rodas, andar na cidade e isso não pode acontecer", afirmou à agência Lusa Ruben Miguéis, enquanto gravava um vídeo de denúncia sobre o tema, que vai ser divulgado mais tarde nas suas redes sociais.
Livre quer usar taxa turística para resolver problemas de habitação
Lusa há 1 dia
A candidatura do Livre à Câmara do Funchal, na Madeira, defendeu hoje que as verbas da taxa turística devem ser canalizadas para o setor da habitação, nomeadamente para a requalificação de casas de idosos carenciados.
Nuno Barroso (ADN) quer nova rede com transportes gratuitos em Leiria
Lusa há 1 dia
O candidato à presidência da Câmara de Leiria pela Alternativa Democrática Nacional (ADN), Nuno Henriques Barroso, disse hoje que pretende criar uma rede de transportes no concelho gratuita para os residentes.
Antes da arruada prevista para hoje à tarde na cidade, no âmbito da campanha do ADN, o candidato explicou à agência Lusa que a intenção é criar o projeto 'Leiria verde, Leiria viva', dedicado à mobilidade e ambiente.
"Está prevista a criação de uma pequena frota de miniautocarros híbridos ou elétricos que possam garantir a mobilidade para os munícipes. A princípio será mais para a cidade centro, mas também é importante abranger outras freguesias e estabelecer essa interligação", afirmou.
ADN propõe gabinete autárquico para resolver mobilidade pedonal em Faro
Lusa há 1 dia
O candidato independente do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara de Faro quer avançar com a criação de um gabinete autárquico, "para resolver os problemas" da mobilidade pedonal e de pessoas com deficiência na cidade.
Em declarações à agência Lusa, à margem de uma ação de campanha no centro da cidade de Faro para demonstrar "os problemas de mobilidade pedonal", José Freitas de Oliveira apontou "a degradação dos passeios e os obstáculos que impedem a circulação em segurança de pessoas com deficiência".
Nuno Melo "não tem a sensibilidade de perceber as suas funções", diz BE
Lusa há 1 dia
A dirigente do BE Marisa Matias acusou hoje o ministro da Defesa e presidente do CDS-PP de não ter a "sensibilidade de perceber as suas funções" e de ter colocado em causa os esforços da diplomacia portuguesa.
"Ter um ministro da defesa numa posição tão sensível, que parece nem sequer representar as posições do governo, eu pergunto-me se tem condições para ser ministro da Defesa? E parece-me que não. Nós não podemos ter numa pasta tão sensível alguém que não tem sequer a sensibilidade de perceber as suas funções e o que é esperado das suas funções", defendeu Marisa Matias, à margem de uma ação de campanha para as autárquicas de dia 12, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
Tavares recomenda a Nuno Melo "mais tento" e "menos traulitada"
Lusa há 1 dia
O porta-voz do Livre recomendou hoje ao ministro da Defesa e líder do CDS-PP "mais tento" e "menos traulitada", referindo-se aos portugueses que regressaram no domingo de Israel, considerando que a campanha eleitoral "não justifica tudo".
"A campanha não justifica tudo, a gente sabe que isto é um bocadinho a natureza de Nuno Melo, mas quer dizer, ele é ministro, devia ter mais tento e menos traulitada, quer dizer, é o que eu aconselharia", recomendou Rui Tavares, à margem de uma ação de campanha para as autárquicas de dia 12, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
Gonçalo Lopes garante construção de 500 casas municipais em Leiria
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do PS à Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, garantiu hoje a construção de 500 casas municipais até 2030 e a duplicação dos beneficiários do programa municipal de comparticipação ao arrendamento.
Quem não votou CDU no Porto "tem todas as razões para votar agora"
Lusa há 1 dia
A candidata da CDU ao Porto Diana Ferreira garantiu hoje que quem não votou antes nesta coligação "tem todas as razões para votar agora", lembrando que esta é a única força partidária com um gabinete aberto no Município.
"A CDU tem representação municipal desde 1976, com um trabalho ímpar na defesa dos direitos da população e dos trabalhadores da cidade do Porto. Somos a única força política com o gabinete aberto aos munícipes, que todas as semanas recebe as pessoas com problemas na cidade do Porto. Quem não votou antes, tem todas as razões para votar neste momento pelo programa que temos para a cidade", disse a cabeça de lista da coligação PCP/PEV.
Governo português "não pode andar enrolado atrás das agendas dos outros"
Lusa há 1 dia
O secretário-geral do PCP saudou hoje a chegada dos ativistas portugueses que integraram a flotilha destinada a Gaza, considerando "muito positivo" que tenham chegado "aparentemente bem fisicamente", e pediu que mobilização da população portuguesa pela Palestina continue.
CDU alerta para "saneamento zero" em aldeias de Vila Real
Lusa há 1 dia
O candidato da CDU à presidência da Câmara de Vila Real alertou hoje, em Lamares, para o despovoamento das aldeias e a falta de infraestruturas como o saneamento, realçando potencialidades a nível da habitação, turismo e património.
ADN defende medidas para combater aumento de insegurança no Funchal
Lusa há 1 dia
A candidatura da Alternativa Democrática Nacional (ADN) à presidência da Câmara Municipal do Funchal defendeu hoje a necessidade de mais policiamento de proximidade e alterações legislativas para combater o problema do aumento da falta de segurança no concelho.
Chega quer mudar o concelho do Funchal mas não fará coligações
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do Chega à Câmara do Funchal, na Madeira, disse hoje que a sua equipa pretende mudar o concelho, mas assegurou que, se vencer as eleições do próximo domingo sem maioria, não fará qualquer coligação pós-eleitoral.
Vitória da Porto Primeiro seria "o pior que podia acontecer a Lisboa"
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista da candidatura Porto Primeiro - Nuno Cardoso (NC/PPM) à Câmara do Porto disse hoje que a sua eleição seria "o pior que podia acontecer a Lisboa" por ser "independente e livre".
Candidato do ADN promete novas instalações para ACAPO de Coimbra
Lusa há 1 dia
O candidato do ADN à Câmara de Coimbra prometeu hoje arranjar novas instalações para a delegação de Coimbra da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAP), na Baixa da cidade, caso seja eleito no domingo.
Pedro Filipe Soares quer criar quarteirão cultural em Matosinhos
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Matosinhos, Pedro Filipe Soares, defendeu hoje a criação de um quarteirão cultural na Rua Brito Capelo que, em tempos, foi uma das principais ruas comerciais do concelho.
Na última semana de campanha para as eleições de domingo, o bloquista, acompanhado da comitiva, saiu do Mercado de Matosinhos em direção à Rua Brito Capelo para mostrar como há muito por fazer naquela artéria que foi "o coração vibrante" de Matosinhos, no distrito do Porto.
Henrique Levy quer dar voz aos que "nunca foram ouvidos" em Ponta Delgada
Lusa há 1 dia
O candidato da CDU (PCP/PEV) à Câmara de Ponta Delgada, Henrique Levy, disse hoje que, a ser eleito no domingo, será a voz daqueles que "nunca foram ouvidos pelo atual executivo" liderado pelo social-democrata Pedro Nascimento Cabral.
BE/Porto defende na Lomba mais habitação pública
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara do Porto, Sérgio Aires, defendeu hoje mais habitação pública na cidade, durante uma visita às obras nas ilhas da Lomba, um "bom exemplo" do que pode ser feito.
CNE já recebeu 838 queixas e 19 casos foram enviados ao MP
Lusa há 1 dia
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu, até 2 de outubro, 838 queixas ou pedidos de parecer relacionados com as eleições autárquicas, tendo deliberado relativamente a 216 destes processos, dos quais 19 foram enviados para o Ministério Público.
Segundo o Relatório Síntese dos Processos por queixa/pedidos de parecer e pedidos de informação, atualizado até 2 de outubro e publicado na página da CNE, foram recebidas 786 queixas e 52 pedidos de parecer relativamente às eleições de domingo.
A CNE deliberou em relação a 216 processos, estando os restantes 622 ainda pendentes.
Entre as deliberações, a comissão decidiu enviar 19 casos ao Ministério Público, assim como outros 43, mas estes relativamente a processos de contraordenação.
A maioria das queixas ou pedidos de parecer foi iniciativa de cidadãos (442 casos), mas os partidos também contribuíram para esta contabilidade, com destaque para o PS, com 75 casos.
Inação? "Há sempre o lado dos extremos, das posições antagónicas"
Andrea Pinto há 1 dia
Luís Montenegro reagiu às acusações de Mariana Mortágua que, ao chegar a Lisboa, este domingo, depois de ser detida por Israel, acusou o Governo de inação em relação à situação dos palestinianos na Faixa de Gaza.
O líder do PSD, em campanha em Vieira do Minho, começou por afirmar que o Governo é defensor “da consagração de dois estados que convivam, sem extremismos, sem terrorismo, sem violência, sem guerra".
Prova disso, defendeu, é que “Portugal esteve na linha da frente do movimento de reclamação do respeito pelo direitos humanos, pelo direito dos que estão a ser injustamente penalizados por um conflito há demasiado tempo”.
Carneiro satisfeito por portugueses terem "chegado bem de saúde"
Lusa há 1 dia
O secretário-geral do PS mostrou-se hoje satisfeito por os quatro portugueses detidos por Israel "terem chegado bem de saúde", mas escusou-se a comentar mais afirmando que o país "tem preocupações muito profundas" sobre outras matérias.
"Felizmente as pessoas tiveram a salvaguarda do Estado, a segurança do Estado, já chegaram bem a Portugal, fico satisfeito por terem chegado bem de saúde", disse apenas.
Nuno Melo diz que ativistas fizeram um "número" e "não resolveram nada"
Lusa há 1 dia
O presidente do CDS-PP disse hoje em Ponte de Lima que não vai "dar mais para o peditório" do que apelidou de "número" dos ativistas portugueses da flotilha humanitária e aconselhou-os a concentrar-se nas eleições autárquicas.
"Não vou dar mais para esse peditório. Os ativistas já fizeram o seu número, já pararam em Ibiza, já pararam na Tunísia, chegaram a Israel, passados dois dias foram devolvidos a casa. Já fizeram a sua coisa panfletária. Não resolveram nada do ponto de vista humanitário", afirmou Nuno Melo durante uma visita à feira quinzenal de Ponte de Lima.
Maternidade custou emprego? José Luís Carneiro "revoltado"
Tomásia Sousa há 1 dia
José Luís Carneiro confessou-se "revoltado" com a notícia avançada hoje pelo Público que dá conta de que, em 2024, a CITE recebeu mais de 2.000 comunicações de empresas que não iriam renovar o contrato de trabalho a termo ou pretendiam despedir grávidas ou pessoas em licença parental.
O secretário-geral do PS defendeu que a "legislação laboral que o Governo quer trazer para cima da mesa vai abrir as portas à precariedade" e à "fragilidade dessa proteção às mulheres trabalhadoras".
Regresso de ativistas? "O que aconteceu ontem foi uma palhaçada"
Tomásia Sousa há 1 dia
O presidente do Chega classificou como "palhaçada" o aparato que envolveu o regresso dos ativistas portugueses que tinham estado na flotilha a Lisboa. À margem de uma ação de campanha na Moita, André Ventura chamou aos quatro portugueses "um conjunto de radicais" que "virou as costas à luta e ao país".
"Acho que o que aconteceu ontem foi uma palhaçada, francamente. Uma palhaçada feita por quem não deve ter muito que fazer. Repare: nós estamos a falar de pessoas que foram se meter numa zona de guerra por sua própria vontade; em vez de estarem cá a ajudar os portugueses, foram ajudar um povo que é a milhares de quilómetros daqui, que não tem consigo nenhuma ligação, quando o país está a passar pelas dificuldades que está", afirmou.
Nuno Violante admite atribuição de subsídios para fixar médicos em Leiria
Lusa há 1 dia
O candidato da CDU à Câmara de Leiria, Nuno Violante, admitiu hoje atribuir subsídios aos profissionais de saúde para a sua fixação no concelho e elogiou a construção da creche intermunicipal no hospital.
"Subsídios de fixação ou até de deslocação, como já existe, a nível nacional, para os professores contratados" poderá ser uma medida para fixar médicos, exemplificou à agência Lusa Nuno Violante.
Sofia Carreira diz que política de proximidade é essencial em Leiria
Lusa há 1 dia
A cabeça de lista do PSD à Câmara de Leiria, Sofia Carreira, afirmou hoje que a política de proximidade é essencial e acusou o atual de executivo de estar "muito distante das pessoas".
"Nós sentimos uma Câmara muito distante das pessoas, que promove eventos, mas depois esses eventos são meros momentos e não há depois a continuação de uma política estruturada que aproxima o concelho das pessoas, promovendo, naturalmente, obras e projetos que potenciem essa proximidade", declarou Sofia Carreira à agência Lusa, à margem de uma visita a uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) na freguesia do Arrabal.
Volt quer criar registo público de todos os imóveis de Gaia
Lusa há 1 dia
O candidato do Volt à Câmara de Vila Nova de Gaia Daniel Gaio quer criar um registo público de todos os imóveis da autarquia de forma a identificar espaços que estão abandonados e que podem ter uma nova vida.
Em declarações à agência Lusa, o cabeça de lista do Volt explicou que a ideia é "criar um sistema público no 'site' da Câmara Municipal, onde toda a gente possa ver todos os imóveis e terrenos que a Câmara tem e como é está a ser usado", porque "tudo tem que ser transparente".
ADN quer transformar prisão de Viana do Castelo em espaço para idosos
Lusa há 1 dia
O cabeça de lista da Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara de Viana do Castelo, Luís Arezes, defendeu hoje a transformação do atual estabelecimento prisional num edifício de acolhimento de idosos e crianças necessitadas.
O edifício, construído em finais dos anos 40 do século XX, próximo do centro da cidade passou a estabelecimento prisional de Viana do Castelo em 1973.
"Conheço com pormenor a minha cidade. Sei o que o Porto precisa"
Natacha Costa há 1 dia
Manuel Pizarro é uma figura indissociável da cidade do Porto, onde construiu a sua carreira médica e política. Após uma passagem pelo Parlamento Europeu e pelo Governo, como ministro da Saúde, o socialista regressa agora ao palco autárquico com foco na cidade pela qual tem "um amor incondicional".
Líderes de Esquerda juntam-se em comício em Lisboa, PSD arranca no Minho
Lusa há 1 dia
O presidente do PSD inicia o sétimo dia de campanha para as autárquicas no Minho, numa jornada em que os dirigentes de PS, Livre, BE e PAN se reúnem em Lisboa para um comício da candidata Alexandra Leitão.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, também estará no distrito de Leiria, mais concretamente na Nazaré, na terceira de quatro iniciativas previstas que o vão levar desde Ovar, com paragem em Espinho (no distrito de Aveiro), até Lisboa, onde encerrará a sua agenda com no comício da coligação 'Viver Lisboa'.
Início de acompanhamento
Notícias ao Minuto há 1 dia
Bom dia! Começamos aqui o acompanhamento AO MINUTO do sétimo dia da campanha para as eleições autárquicas.