A Festa do Pontal, a tradicional 'rentrée' política do PSD, realiza-se hoje no Calçadão de Quarteira, no Algarve, tendo como ponto alto um discurso do primeiro-ministro e líder do partido, Luís Montenegro.
A festa vai começar às 18h30 e, a partir das 19h45, começarão as intervenções políticas, com um discurso do presidente da distrital de Faro e candidato à câmara local, Cristóvão Norte, e, depois, de Luís Montenegro.
Desde que é líder do PSD, em 2022, Montenegro tem aproveitado a 'rentrée' política para anunciar novas medidas ao país.
No ano passado, por exemplo, na primeira vez que foi ao Pontal enquanto primeiro-ministro, Luís Montenegro aproveitou a ocasião para anunciar um suplemento extraordinário para as pensões mais baixas.
Após o discurso de Luís Montenegro, haverá, às 21h30, um concerto do músico Toy, antes do encerramento da festa, às 23h30.
E os restantes partidos?
Com a Festa do Pontal, o PSD vai dar o pontapé de partida das 'rentrées' partidárias. O Chega ainda não tem qualquer data prevista, enquanto a IL irá organizar a sua 'rentrée' em 30 de agosto em Albufeira, com a festa "A'gosto da Liberdade".
Entre 30 e 31 de agosto, em Coimbra, o BE vai organizar o seu tradicional Fórum Socialismo, enquanto o PS vai organizar o seu primeiro grande evento também em Coimbra, em 06 de setembro, com a Convenção Autárquica do partido.
O PCP vai organizar a Festa do Avante em 05, 06 e 07 de setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal, no mesmo fim de semana em que o Livre irá organizar a sua 'rentrée', no Porto, apesar de ainda não ter divulgado qual será o teor do evento.
A 'rentrée' do CDS-PP também vai ser em 06 de setembro, em Vale de Cambra, enquanto o PAN irá procurar associar vários eventos à comemoração dos 30 anos da lei de proteção animal, que se assinalam no fim de semana de 13 e 14 de setembro.
Leia Também: Portugal em "esforço" mas não pede ajuda: "Fá-lo-emos quando for preciso"