IL defende estatuto para trabalhadores independentes. "Muito maltratados"

O líder da Iniciativa Liberal (IL) reiterou hoje a necessidade de um estatuto diferenciado para os trabalhadores independentes, defendendo menos burocracia para este grupo e para as empresas.

Notícia

© Francisco Romão Pereira - RTP

Lusa
01/05/2025 18:55 ‧ há 4 horas por Lusa

Política

Iniciativa Liberal

Neste Dia do Trabalhador, hoje assinalado a nível nacional e internacional, Rui Rocha visitou a Feira do Artesanato em Bragança.

 

"Há um grupo que quero salientar neste Dia do Trabalhador, que são os trabalhadores independentes e os profissionais liberais, que têm sido muito maltratados pelo Estado português", afirmou.

Rui Rocha disse que este grupo de trabalhadores enfrenta burocracia, taxas excessivas e que não têm equiparação aos trabalhadores por conta de outrem no que toca à proteção social.

"Temos de dar passos claros no sentido de dizer aos trabalhadores independentes que são parte da riqueza que se cria no país e têm que ter um estatuto que lhes permita ter impostos mais baixos, proteção social e isenções, por exemplo, de IVA até 25 mil euros", enumerou o líder da IL.

Nas declarações aos jornalistas, focou ainda a necessidade de existir uma simplificação da burocracia da atividade.

"Os trabalhadores independentes, assim como as empresas e os por conta de outrem, não podem ser castigados por um Estado ineficiente, que exige burocracias que vão muito para lá do aceitável", referiu, acrescentando: "Estão mais preocupados com o cumprimento de regras do que em criar a riqueza em que estão empenhados".

Antes destas considerações, Rui Rocha disse que "as reivindicações [dos trabalhadores] são as mesmas ao longo dos anos" e que é preciso dizer aos portugueses que "ter sucesso é bom, crescer economicamente é bom, que as empresas tenham sucesso é bom".

O líder dos liberais afirmou ainda que são precisas mais empresas para criar mais riqueza.

"Enquanto não tivermos as políticas certas para dizer que quem cria riqueza, quer as pessoas individuais quer as empresas, tem que ter condições para crescer pelo seu trabalho, continuaremos com as mesmas lamentações", sublinhou Rui Rocha.

Leia Também: IL acusa Montenegro de não ter dado "respostas no momento certo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas