O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, reiterou, esta quarta-feira, que foi na área da Saúde que o Governo "mais prometeu" e "mais falhou", considerando que os socialistas têm "não só as respostas", mas a "competência" para "resolver os problemas" do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em declarações aos jornalistas, depois de ter estado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o líder do PS explicou que o objetivo da visita foi "sinalizar a prioridade que o PS quer dar ao SNS".
Para Pedro Nuno Santos, temos um Governo que prometeu "resolver problemas" e, um ano depois, o SNS está "em pior estado do que estava".
"Temos um SNS com mais problemas do que tínhamos há um ano, com mais instabilidade, foi mesmo a aérea em que Luís Montenegro mais falhou e foi a área em que mais prometeu", criticou, defendendo que a "aposta do Governo foi no desvio de recursos para o setor privado".
"Temos um ambiente de instabilidade e de caos no SNS que não tínhamos há um ano. Já vamos no terceiro diretivo executivo do SNS, no terceiro presidente do INEM e mais de 16 conselhos de administração demitiram-se ou foram demitidos", frisou.
Questionado sobre se o objetivo da visita em questão era preparar o frente a frente com o presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, recusou. "Não é preparar para o debate. Estamos numa campanha, queremos dialogar com os portugueses e queremos dar confiança numa área que é fundamental", afirmou.
Depois, apontou que o PS "pessoas com competência, com experiencia" capazes de mudar a situação, numa visita em que esteve acompanhado por Fernando Araújo, antigo diretor executivo do SNS e cabeça de lista do PS pelo Porto, e por Mariana Vieira da Silva, cabeça de lista por Lisboa.
"O PS tem não só as respostas como tem a experiência e a competência necessária para conseguirmos resolver os problemas do SNS", defendeu.
Interrogado sobre se Fernando Araújo poderá ser o próximo ministro da Saúde, Pedro Nuno Santos recusou estar a "fazer" Governo, mas não fechou a porta.
"Não vou fazer agora aqui o Governo. Como é evidente temos no Fernando Araújo uma pessoa de máxima competência, respeitada, consensual na sociedade portuguesa que, obviamente, dá segurança ao projeto do PS e a mim próprio na liderança de um Governo", confessou o líder do PS, que esteve reunido com o conselho de administração de Santa Maria e visitou a Base VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação).
Recorde-se que Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro defrontam-se hoje num debate televisivo que ocorre na reta final da pré-campanha e a três semanas das eleições legislativas antecipadas. O debate, que será transmitido em simultâneo pela RTP, SIC e TVI a partir da Nova SBE, em Carcavelos, estava previsto para segunda-feira, mas foi adiado devido ao apagão que afetou Portugal e Espanha.
[Notícia atualizada às 13h41]
Leia Também: Agora, sim! Após apagão, Montenegro e Pedro Nuno debatem hoje