Ida ao SNS? "Não é preparar debate. Queremos dialogar. PS tem respostas"

Pedro Nuno Santos recusou que ida ao Hospital de Santa Maria tenha servido para preparar debate com Luís Montenegro, mas sim para "dar confiança" aos portugueses "numa área que é fundamental". Além disso, o líder do PS não negou que Fernando Araújo possa vir a assumir a pasta da Saúde caso os socialistas formem Governo.

Notícia

© Lusa

Carmen Guilherme com Lusa
30/04/2025 11:51 ‧ há 3 horas por Carmen Guilherme com Lusa

Política

PS

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, reiterou, esta quarta-feira, que foi na área da Saúde que o Governo "mais prometeu" e "mais falhou", considerando que os socialistas têm "não só as respostas", mas a "competência" para "resolver os problemas" do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

 

Em declarações aos jornalistas, depois de ter estado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o líder do PS explicou que o objetivo da visita foi "sinalizar a prioridade que o PS quer dar ao SNS". 

Para Pedro Nuno Santos, temos um Governo que prometeu "resolver problemas" e, um ano depois, o SNS está "em pior estado do que estava".

"Temos um SNS com mais problemas do que tínhamos há um ano, com mais instabilidade, foi mesmo a aérea em que Luís Montenegro mais falhou e foi a área em que mais prometeu", criticou, defendendo que a "aposta do Governo foi no desvio de recursos para o setor privado".

"Temos um ambiente de instabilidade e de caos no SNS que não tínhamos há um ano. Já vamos no terceiro diretivo executivo do SNS, no terceiro presidente do INEM e mais de 16 conselhos de administração demitiram-se ou foram demitidos", frisou.

Questionado sobre se o objetivo da visita em questão era preparar o frente a frente com o presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, recusou. "Não é preparar para o debate. Estamos numa campanha, queremos dialogar com os portugueses e queremos dar confiança numa área que é fundamental", afirmou. 

Depois, apontou que o PS "pessoas com competência, com experiencia" capazes de mudar a situação, numa visita em que esteve acompanhado por Fernando Araújo, antigo diretor executivo do SNS e cabeça de lista do PS pelo Porto, e por Mariana Vieira da Silva, cabeça de lista por Lisboa.

"O PS tem não só as respostas como tem a experiência e a competência necessária para conseguirmos resolver os problemas do SNS", defendeu.

Interrogado sobre se Fernando Araújo poderá ser o próximo ministro da Saúde, Pedro Nuno Santos recusou estar a "fazer" Governo, mas não fechou a porta. 

"Não vou fazer agora aqui o Governo. Como é evidente temos no Fernando Araújo uma pessoa de máxima competência, respeitada, consensual na sociedade portuguesa que, obviamente, dá segurança ao projeto do PS e a mim próprio na liderança de um Governo", confessou o líder do PS, que esteve reunido com o conselho de administração de Santa Maria e visitou a Base VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação). 

Recorde-se que Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro defrontam-se hoje num debate televisivo que ocorre na reta final da pré-campanha e a três semanas das eleições legislativas antecipadas. O debate, que será transmitido em simultâneo pela RTP, SIC e TVI a partir da Nova SBE, em Carcavelos, estava previsto para segunda-feira, mas foi adiado devido ao apagão que afetou Portugal e Espanha.

[Notícia atualizada às 13h41]

Leia Também: Agora, sim! Após apagão, Montenegro e Pedro Nuno debatem hoje

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas