Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Maioria quer nova proposta sobre enriquecimento ilícito

O Público adianta que Teresa Leal Coelho já confirmou a vontade da bancada da maioria em apresentar uma nova proposta sobre o enriquecimento ilícito.

Maioria quer nova proposta sobre enriquecimento ilícito
Notícias ao Minuto

12:33 - 09/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Teresa Leal Coelho

A vice-presidente da bancada ‘laranja’, Teresa Leal Coelho, adiantou ao Público que é intenção dos dois partidos que compõem a coligação governamental retomar a proposta sobre enriquecimento ilícito para o Tribunal Constitucional (TC)

O objetivo da proposta passa por obrigar a que se faça prova “da origem do património, quando ele é manifestamente desproporcionado aos rendimentos do titular”. Por essa razão, a proposta em causa deixará claro que “quem tem de provar que não há prova legítima [da legalidade do rendimento detetado] é o Ministério Público”, explicou a deputada ao mesmo jornal.

Recorde-se que o TC invocou razões para chumbar o último diploma, que havia sido aprovado no Parlamento, com os votos a favor da maioria parlamentar (CDS e PSD), mas também da esquerda (Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes), tendo o PS sido o único partido a votar contra o diploma. Para o TC havia dúvidas sobre o princípio da presunção de inocência, que poderia ser colocado em causa pela inversão do ónus da prova.

Esta nova proposta deverá ser retomada em setembro ou outubro, acrescenta ainda o Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório