Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
32º
MIN 20º MÁX 38º

Aguiar-Branco destaca função escrutinadora das CPI no caso das gémeas

O presidente da Assembleia da República afirmou hoje que as comissões de inquérito existem para exercer uma função escrutinadora sendo, por isso, sempre um ato positivo na democracia.

Aguiar-Branco destaca função escrutinadora das CPI no caso das gémeas
Notícias ao Minuto

19:23 - 25/06/24 por Lusa

Política Caso gémeas

À margem da conferência "BIAL 100 Years -- Shaping the Future", no Porto, e questionado sobre se a comissão parlamentar de inquérito às gémeas luso-brasileiras tratadas com o medicamento Zolgensma no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, não dão uma má impressão do parlamento, José Pedro Aguiar-Branco rejeitou essa ideia.

"Não, ora as comissões parlamentares existem para exercer uma função escrutinadora importante na nossa democracia e, portanto, o exercício de uma comissão de inquérito é sempre um ato positivo na nossa democracia", vincou.

Aguiar-Branco lamentou que só se dê mais atenção ao parlamento nos momentos das comissões de inquérito.

"Há muito trabalho que é feito no parlamento para lá das comissões de inquérito que mostram bem a importância que o parlamento tem para a resolução dos problemas dos portugueses, sendo a comissão de inquérito uma parte disso, uma parte particular", ressalvou.

O objetivo de uma comissão de inquérito é escrutinar situações de particular importância, portanto, "nunca pode ser mau para a democracia e para o parlamento que haja um trabalho dessa natureza", insistiu.

Leia Também: Gémeas. Processo de atribuição de nacionalidade teve "tramitação normal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório