Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

De Temido a Bugalho (sem Moreira). Os candidatos do PS e AD às Europeias

Marta Temido, Ana Catarina Mendes e Francisco Assis vão integrar a lista do PS às Europeias. Do lado da AD, Sebastião Bugalho encabeça a lista, seguindo-se Paulo Cunha e a centrista Ana Miguel Pedro. Já o presidente da Câmara Municipal do Porto não aceitou integrar a lista da coligação.

De Temido a Bugalho (sem Moreira). Os candidatos do PS e AD às Europeias
Notícias ao Minuto

00:01 - 23/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Europeias

Esta segunda-feira foi um dia decisivo no que diz respeito às Europeias, mas também marcado por surpresas, com Aliança Democrática (AD) e Partido Socialista (PS) a aprovar as suas listas às eleições de junho.

A primeira novidade chegou ao final da tarde, quando foi conhecido que a ex-ministra e atual deputada socialista Marta Temido seria a cabeça de lista do PS.  Francisco Assis, também  deputado do PS, é o número dois.

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, apostou na renovação dos eurodeputados do PS e escolheu ainda a ex-ministra e atual deputada Ana Catarina Mendes para integrar esta lista, da qual não faz parte um único dos atuais eurodeputados do PS. 

Eis a lista de candidatos às eleições europeias hoje aprovada pela Comissão Política do PS, que esteve reunida na sede nacional:

  1. Marta Temido
  2.  Francisco Assis
  3. Ana Catarina Mendes
  4. Bruno Gonçalves
  5. André Rodrigues
  6. Carla Tavares
  7. Isilda Gomes
  8. Sérgio Gonçalves
  9. Miguel Lemos
  10. Joana Sá Pereira
  11. Pedro do Carmo
  12. Inês  João Rodrigues
  13. Jorge Manuel Santos Conde
  14. Lúcia Silva
  15. Mário Balsa
  16. Inês Pinto
  17. Francisco Themudo
  18. Margarida Cardoso
  19. Ana Cláudia Moreira
  20. Hélio Fazendeiro
  21. João Soares

Mas as surpresas não ficariam só com os socialistas. Depois de um dia marcado pelo nome de Rui Moreira e uma eventual candidatura às Europeias em nome da AD, eis que foi conhecido que será o jornalista e comentador televisivo Sebastião Bugalho a encabeçar a lista da coligação (PSD, CDS-PP e PPM) ao Parlamento Europeu. 

De notar que Rui Moreira era apontado, por vários órgãos de comunicação social, como o mais provável cabeça de lista da coligação gerando polémica, com militantes e autarcas do PSD Porto a contestarem esta possibilidade. No entanto, a notícia não se viria a confirmar e fonte próxima do autarca precisou que o presidente da Câmara do Porto recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista AD às europeias. A mesma fonte precisou que o líder do PSD, Luís Montenegro, convidou formalmente Rui Moreira para a segunda posição da lista da AD no domingo à noite, mas este recusou.

A lista da AD foi votada numa reunião dos Conselhos Nacionais do PSD e do CDS-PP. Paulo Cunha, vice-presidente do PSD, e Ana Miguel Pedro, indicada pelo CDS-PP, ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Eis a lista de candidatos da AD às eleições europeias, até ao momento do fecho desta peça:

  1. Sebastião Bugalho
  2. Paulo Cunha
  3. Ana Miguel Pedro
  4. Hélder Sousa e Silva
  5. Lídia Pereira
  6. Sérgio Humberto
  7. Paulo Nascimento Cabral
  8. Carla Rodrigues
  9. Rubina Leal
  10. Vasco Weinberg

Recorde-se que os cabeças de lista dos outros partidos com assento parlamentar já eram conhecidos, à exceção do PAN. Tânger Corrêa encabeça a lista do Chega, Catarina Martins a do Bloco de Esquerda, Francisco Paupério será o cabeça de lista pelo Livre, enquanto João Oliveira avança pelo Partido Comunista Português e João Cotrim de Figueiredo pela Iniciativa Liberal. O cabeça de lista do PAN não é ainda conhecido. 

As eleições europeias estão marcadas para o dia 9 de junho.

Leia Também: Sebastião Bugalho? É "uma nova dimensão" da "mixórdia" da AD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório