Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

PCP questiona CE sobre apoios a reconstrução de pontão em Ponte de Sor

O PCP questionou a Comissão Europeia sobre os apoios financeiros que tenham sido concedidos para a reconstrução de um pontão em Ponte de Sor (distrito de Portalegre) destruído pelo mau tempo, em dezembro de 2022.

PCP questiona CE sobre apoios a reconstrução de pontão em Ponte de Sor
Notícias ao Minuto

17:40 - 10/04/24 por Lusa

Política PCP

Numa pergunta enviada à Comissão Europeia pela deputada no Parlamento Europeu Sandra Pereira, a que a agência Lusa teve acesso, a comunista questiona se há conhecimento da situação e se foram mobilizados apoios da União Europeia (UE) para a reconstrução do pontão, junto à aldeia de Foros do Mocho.

"Numa recente deslocação ao distrito de Portalegre, deparei-me com o descontentamento das populações da freguesia de Montargil, que continuam à espera da reconstrução do Pontão de Foros do Mocho, destruído aquando da dita intempérie", lê-se no documento.

A deputada alerta que a situação tem tido "impactos significativos" na vida e na mobilidade da população que se desloca entre Foros do Mocho e Montargil, e é obrigada a recorrer a uma estrada "muito precária, insegura".

Este cenário acarreta "um desgaste maior das viaturas" e um tempo de viagem mais longo.

"A Câmara de Ponte de Sor tem argumentado que desconhece quem é o proprietário da ponte, ainda que as estradas que liga sejam municipais", acrescenta.

"Que meios podem ser mobilizados para este fim?", questiona Sandra Pereira.

O pontão, que ficou destruído em 13 de dezembro de 2022, situa-se no troço rodoviário que faz a ligação da Estrada Nacional 2 (EN2) à localidade de Foros do Mocho, na freguesia de Montargil, e, desde então, o acesso rodoviário à aldeia ficou limitado.

Na altura, o município de Ponte de Sor, em paralelo com a criação de um caminho alternativo, contou também, em janeiro de 2023, com o apoio do Exército Português, que instalou uma ponte militar sobre as águas da barragem de Montargil, para acesso à aldeia.

Numa nota cronológica sobre a situação publicada na sua página de Internet, a autarquia refere que no dia 27 de março deste ano foi aprovado em reunião de câmara o processo de contratação, através de concurso público, para a empreitada "Reabilitação do Troço Estrada Açude de Foros do Mocho", com um valor base superior a 1,1 milhões de euros.

O pontão, destruído pelas intempéries de dezembro de 2022, foi construído no final da década de 50 do século passado, aquando da edificação da barragem de Montargil.

Conforme disse à Lusa o presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, em janeiro deste ano, enquanto não é construída a nova ponte o município gasta mensalmente cerca de 10 a 15 mil euros para manter as ofertas alternativas à circulação para acesso à aldeia.

Leia Também: PCP sem "ilusão" sobre medidas do Governo que vão "agravar problemas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório