Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Serviço militar obrigatório? "O seu fim foi uma vitória da juventude"

As palavras são do dirigente do Bloco de Esquerda Fabian Figueiredo após as declarações do Chefe do Estado-Maior da Armada, que sugeriam a reintrodução do serviço militar obrigatório em Portugal.

Serviço militar obrigatório? "O seu fim foi uma vitória da juventude"
Notícias ao Minuto

23:58 - 30/03/24 por Notícias ao Minuto

Política Fabian Figueiredo

O dirigente do Bloco de Esquerda Fabian Figueiredo afirmou, este sábado, que "não faz nenhum sentido equacionar a reintrodução" do serviço militar obrigatório, como sugeriu o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, esta semana.

"A Esquerda de que faço parte mobilizou-se para acabar com o Serviço Militar Obrigatório. O seu fim foi uma vitória da juventude portuguesa", começou por escrever Fabian Figueiredo, numa partilha na rede social X.

Segundo o dirigente bloquista, "não faz nenhum sentido equacionar a sua reintrodução", sugerindo ainda que "o problema das Forças Armadas resolve-se com valorização dos salários e carreiras".

De recordar que o regresso do serviço militar obrigatório tem estado em cima da mesa nos últimos dias. São vários os países que têm abordado o tema - como é o caso da Alemanha ou até da Dinamarca, que alarga o serviço obrigatório às mulheres -  e Portugal parece estar também atento a essa possibilidade.

Pelo menos assim o fez crer o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, que em entrevista à Radio Renascença, recorda que "hoje não há grandes distâncias e podemos ser rapidamente envolvidos num conflito europeu".

"O recrutamento, o serviço militar obrigatório, não nos moldes anteriores, mas nos moldes mais modernos e inteligentes, pode servir também enquanto ferramenta importante de dissuasão relativamente aos perigos que nós agora todos enfrentamos na Europa", sugeriu Gouveia e Melo.

Leia Também: Serviço militar obrigatório? Há "pouca gente" para assumir defesa do país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório