Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

BE. Executivo é dos "mais à direita de sempre" e "cheira a passado"

O líder parlamentar do BE, Fabian Figueiredo, considerou hoje que Luís Montenegro apresentou "um dos governos mais à direita de sempre", criticando um novo executivo que "cheira a passado e resgata várias figuras da troika".

BE. Executivo é dos "mais à direita de sempre" e "cheira a passado"
Notícias ao Minuto

20:05 - 28/03/24 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

um Governo que traz figuras da área dos interesses imobiliários para a justiça, que traz defensores dos `vistos gold´ para a área da habitação, que traz uma académica contra os direitos do trabalho para o Ministério do Trabalho, uma conservadora para a Cultura", criticou, em declarações aos jornalistas, o dirigente bloquista depois de ter sido conhecido o elenco de ministros do XXIV Governo Constitucional.

Na opinião de Fabian Figueiredo, este "é um dos governos mais à direita de sempre".

"É um novo Governo que cheira a passado, que resgata várias figuras da troika, por isso não trará soluções para os problemas que o país tem", apontou.

Segundo o líder parlamentar do BE, este executivo liderado pelo social-democrata Luís Montenegro não se preocupará "em baixar o preço da casa, em resolver o problema dos hospitais fechados ou da falta de professores na escola pública, nem se preocupará em inverter o facto de Portugal ser uma economia de baixos salários".

"Por assim ser, o BE será a mais determinada oposição no parlamento e nas ruas e também nesses mesmos fóruns, nesta casa como em todo o espaço deste país, construiremos para uma alternativa, para um Governo que responda e que se preocupe em responder aos problemas do país", prometeu.

Questionado sobre se não é um bom sinal a criação de um ministério da Juventude e Modernização, Fabian Figueiredo defendeu que "o que seria um bom sinal é ter um Governo que se preocupasse em baixar o preço da habitação, em controlar as rendas, em baixar a prestação da casa, em aumentar salários".

"Não é por se dar o nome de juventude ao ministério que se resolve os problemas da juventude portuguesa. Muito pelo contrário, isto são figuras que apoiaram o Governo que fez emigrar mais jovens que foi o Governo da troika", disse.

O Presidente da República aceitou hoje a lista de 17 ministros proposta pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, para o XXIV Governo Constitucional.

A posse dos ministros do XXIV Governo Constitucional está prevista para terça-feira e a dos secretários de Estado para sexta-feira.

Leia Também: É oficial. Estes são os 17 ministros que compõem o Governo de Montenegro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório