Gouveia e Melo empata com Marques Mendes, Ventura 'finta' Seguro

Henrique Gouveia e Melo continua a ser o candidato preferido dos portugueses para as eleições presidenciais de 2026, mas ainda não se livrou do empate técnico com Luís Marques Mendes. André Ventura, por seu turno, ascendeu ao terceiro lugar, 'fintando' António José Seguro.

Gouveia e Melo

© Getty

Daniela Filipe
20/08/2025 23:42 ‧ há 2 horas por Daniela Filipe

Política

Presidenciais

O almirante Henrique Gouveia e Melo continua a ser o candidato preferido dos portugueses para as eleições presidenciais de 2026, ainda que permaneça em empate técnico com Luís Marques Mendes. Além disso, e apesar de não ter confirmado uma eventual candidatura, André Ventura surge em terceiro lugar na corrida a Belém, ‘fintando’ António José Seguro, de acordo com os dados de agosto do barómetro Intercampus para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e CMTV.

 

O antigo chefe do Estado-Maior da Armada obteve 18,5% das intenções de voto, enquanto o antigo presidente do Partido Social Democrata (PSD) foi a escolha de 16% dos inquiridos. Significa isto que a distância entre os candidatos “continua muito curta, em empate técnico”, havendo uma margem de erro de 4%, salientou o Negócios.

Ainda que Luís Marques Mendes tenha descido 1,2 pontos percentuais em relação ao mês passado, Henrique Gouveia e Melo continua ‘a afundar’, tendo obtido -2,1 pontos percentuais.

Também o socialista António José Seguro registou uma quebra nas intenções de voto (-2,8 pontos percentuais, para 13,7%). Foi, inclusive, ‘fintado’ pelo líder do Chega, que se posicionou em terceiro lugar, com 14,1%. André Ventura foi quem mais cresceu (3,5 pontos percentuais), apesar de ainda não ter esclarecido se se juntará ao leque de candidatos.

O comunista António Filipe desceu 1,8 pontos percentuais, para 2%, enquanto o antigo líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, foi a escolha de 8,7% dos inquiridos (+1,8 pontos percentuais). Atrás do liberal está a também eurodeputada Catarina Martins, com 4,7% - mais 1,1 pontos percentuais do que o alcançado pela atual coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, no barómetro do mês passado.

Gouveia e Melo afunda:

Gouveia e Melo afunda: "Quase empate técnico" com Marques Mendes e Seguro

Apesar de continuar a ser o favorito dos portugueses nas eleições presidenciais, Gouveia e Melo 'afundou' nas intenções de voto, estando "quase em empate técnico" com Marques Mendes e Seguro. Numa eventual segunda volta, também há vários cenários de empate técnico.

Daniela Filipe | 23:48 - 21/07/2025

Já o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acumulou 3,3% dos votos. Saliente-se que o autarca está a equacionar entrar na corrida a Belém, mas não anunciará a sua decisão "antes de setembro".

Sublinhe-se ainda que cerca de um quinto dos inquiridos (19%) não respondeu ou não sabe em quem votaria, fatia que passou a ser a maior na recolha de dados realizada entre 7 e 14 de agosto.

E em caso de segunda volta?

Numa segunda volta do sufrágio, Gouveia e Melo seria o eleito face a António José Seguro (com 42,2% dos votos) e a André Ventura (com 56,6%). Contudo, a vitória seria menos folgada num confronto com Marques Mendes (com 39,8%).

Além disso, e ao contrário do mês passado, os eleitores mostraram preferir Marques Mendes (41,9%) a António José Seguro (32,1%).

Esta sondagem da Intercampus contemplou 611 entrevistas telefónicas, recolhidas entre 7 e 14 de agosto. A taxa de resposta foi de 59,6%, havendo uma margem de erro de 4%, num intervalo de confiança de 95%.

Leia Também: Sondagens? "Em janeiro, essas dúvidas serão tiradas", diz Gouveia e Melo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas