Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

AR. PS e PSD pediram adiamento da entrega de candidaturas para as 11h30

O prazo para apresentação de candidaturas a presidente da Assembleia da República foi hoje adiado das 11h00 para as 11h30, a pedido do PS e do PSD.

AR. PS e PSD pediram adiamento da entrega de candidaturas para as 11h30
Notícias ao Minuto

11:07 - 27/03/24 por Lusa

Política Assembleia da República

A informação foi transmitida pelo deputado comunista António Filipe, que preside temporariamente à primeira sessão plenária da XVI Legislatura, que não terminou na terça-feira, depois de três tentativas falhadas de eleição do presidente do parlamento.

O recomeço dos trabalhos mantém-se para as 12h00.

A eleição do presidente da Assembleia da República tem de ser realizada na primeira reunião plenária da legislatura por maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções (116).

Na terça-feira, a primeira eleição do presidente do parlamento, feita por voto secreto, começou pelas 15h00 de terça-feira, apenas com o deputado social-democrata José Pedro Aguiar-Branco como candidato.

Pelas 17:00, era anunciado o primeiro falhanço desta eleição para presidente da Assembleia da República, já que o antigo ministro da Defesa obteve 89 votos a favor, 134 brancos e sete nulos.

Cerca de uma hora depois o PSD retirou a candidatura, mas pelas 19h00 o antigo ministro da Defesa voltou a reapresentá-la.

Pela mesma hora, o PS decidia avançar com a candidatura de Francisco Assis e o Chega de Manuela Tender.

Na primeira volta, o socialista vence por uma margem curta (90 contra 88 de Aguiar-Branco) e a deputada do Chega ficaria pelo caminho com 49 votos.

À segunda volta -- terceira tentativa de eleição -, repete-se novo falhanço, com resultados muito semelhantes: 90 votos para Assis e 88 para Aguiar-Branco, sem que nenhum conseguisse a necessária maioria absoluta de votos favoráveis.

Leia Também: AO MINUTO: Candidaturas até às 11h30; Chega já apresentou novo nome

Recomendados para si

;
Campo obrigatório