Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Francisco Assis indicado para presidência da Assembleia. "Provas dadas"

O PS vai apresentar Francisco Assis para a presidência da Assembleia da República, depois de o PSD ter decidido retirar o nome de José Pedro Aguiar-Branco, que falhou a eleição.

Francisco Assis indicado para presidência da Assembleia. "Provas dadas"
Notícias ao Minuto

19:11 - 26/03/24 por Lusa

Política Assembleia da República

Esta decisão foi tomada numa reunião extraordinária do Grupo Parlamentar do PS na Sala do Senado, na Assembleia da República, segundo indicaram fontes do partido à agência Lusa.

Após esta reunião, o líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias, confirmou aos jornalistas esta indicação, salientando que Francisco Assis é "o melhor dos candidatos" do partido e lembrando que o Grupo Parlamentar do PS tem o mesmo número de deputados que o do PSD.

"É evidente que o PPD/PSD não conseguiu encontrar uma solução maioritária e aquilo que um partido responsável faz é oferecer à câmara um dos seus melhores. Foi líder parlamentar mais do que uma vez, foi até há bem pouco presidente do Conselho Económico e Social (CES), é um político de provas dadas", afirmou.

Brilhante Dias apelou a que "todos os outros deputados, e em particular das forças democráticas, votem num bom candidato" e, questionado porque é que o PSD faria pelo PS o que o PS não fez pelo PSD, respondeu: "Essa é uma pergunta que é inaceitável".

"O partido que quer governar é responsável por criar as condições de Governo. O principal responsável pelas soluções de governabilidade é aquele que diz que ganhou as eleições, que quer governar. Essa é uma pergunta que tem de ser feita a Luís Montenegro e à direção da bancada parlamentar", frisou.

Segundo relatos, durante a reunião do Grupo Parlamentar do PS, o secretário-geral do partido, Pedro Nuno Santos, disse que o PSD achou que "bastava ficar quieto no seu sítio" para assegurar uma maioria e defendeu que o partido não se pode tornar no "saco de boxe" dos sociais-democratas.

No contexto de atual impasse parlamentar, o líder socialista considerou que o partido podia "ser a solução" e tinha condições para avançar com o nome de Francisco Assis, que qualificou como "um dos nomes mais consensuais" da Assembleia da República, podendo ter inclusive o apoio dos partidos à esquerda do PS.

Por sua vez, Assis ter ficado honrado com a nomeação, acrescentando que decidiu aceitá-la depois de o líder do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, ter afirmado que o PS e o Chega tinham feito uma "coligação negativa" ao chumbarem o nome de José Pedro Aguiar-Branco.

Para Francisco Assis, a sua candidatura a presidente do parlamento terá pelo menos o efeito de mostrar que a direita está unida.

[Notícia atualizada às 19h42]

Leia Também: Aguiar-Branco. Ventura nega responsabilidade do Chega em eleição falhada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório