Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

BE/Aveiro preocupado com pausa do transporte fluvial para São Jacinto

O Bloco de Esquerda manifestou hoje preocupação com a interrupção do transporte fluvial de São Jacinto, em Aveiro, exigindo alternativas.

BE/Aveiro preocupado com pausa do transporte fluvial para São Jacinto
Notícias ao Minuto

15:13 - 15/03/24 por Lusa

Política Aveiro

A ligação fluvial entre o forte da Barra, em Ílhavo, e São Jacinto, em Aveiro, foi interrompida na quarta-feira, por tempo indeterminado, devido ao afundamento da ponte-cais onde o 'ferry' elétrico atraca no forte da Barra.

"Esta situação acontece depois de várias interrupções pontuais, ao longo das últimas semanas, devido a avarias e falhas técnicas no 'ferry' Salicórnia, a que se somam inúmeras supressões de carreiras e paragens sem avisos prévios à população", refere o BE, em comunicado.

Para o BE, "as medidas de mitigação da autarquia são manifestamente inadequadas e insuficientes" e "não é viável que as populações de São Jacinto tenham como alternativa um autocarro sobrelotado".

O partido defende que, além do aumento de carreiras, seja implementada uma lancha direta entre São Jacinto e Aveiro, junto da antiga lota ou ao terminal sul do Porto de Aveiro.

A estrutura bloquista lembra que "em 2021 o executivo camarário inaugurou uma requalificação da lancha "Dunas de São Jacinto", precisamente com esse intuito, em plena pré-campanha eleitoral".

"No entanto, esta nunca operou de forma consolidada por razões que nunca foram tornadas públicas", conclui o BE.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara, Ribau Esteves, referiu que a ponte-cais começou a afundar na terça-feira, sem causar danos ao 'ferry' elétrico Salicórnia, que entrou ao serviço há cerca de um mês.

Leia Também: "Voto de protesto" e "carro à frente dos bois". Que já foi dito em Belém?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório