Pedro Nuno afirma que hoje é um dia "muito importante" para a democracia

 O secretário-geral do PS salientou a importância do dia de hoje de eleições para a democracia e recusou-se a responder a questões sobre mobilização eleitoral ou sobre a intervenção do Presidente da República ainda durante a campanha.

LISBON, PORTUGAL - MARCH 10: Socialist Party Secretary-General and PM candidate Pedro Nuno Santos talks to journalists  after casting his ballot at voting station 50 in Escola Basica 2,3 in Telheiras on March 10, 2024, in Lisbon, Portugal. Portuguese earl

© Getty Images

Lusa
10/03/2024 19:21 ‧ 10/03/2024 por Lusa

Política

Eleições

Pedro Nuno Santos falou de forma breve aos jornalistas quando chegou ao hotel onde os socialistas vão acompanhar a evolução dos resultados das eleições legislativas.

"Este é um dia muito importante para todos nós, o mais importante da nossa democracia em que escolhemos os deputados e quem vai governar Portugal. É um grande dia", declarou o líder socialista.

Pedro Nuno Santos disse depois "estar contente por a campanha eleitoral ter acabado" e porque hoje "é um dia maravilhoso, o dia da nossa democracia".

"Estou contente porque é um dia em que se vota", repetiu.

Interrogado se considera que conseguiu mobilizar o eleitorado nestas eleições, o secretário-geral do PS recusou-se a responder por agora: "Vamos ter tempo para falar, as urnas nem sequer fecharam".

"Este é um dia feliz para a democracia portuguesa. As urnas ainda estão abertas, vamos ter calma", acrescentou.

 Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), podem votar 10.819.122 eleitores. No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa -, num ato eleitoral que terá um custo a rondar os 24 milhões de euros.

Concorrem a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.

Leia Também: Carlos César CNE e Marcelo. "Pouco mais fez do que o apelo ao voto"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas